Acessibilidade / Reportar erro

Ajustamentos posicionais oculares e estabilizações do equilíbrio oculomotor sem impedir rotações* * Trabalho agraciado com o primeiro “Prêmio Oftam-C.B.E.”, Categoria Sênior, 1997.

Ocular positional adjustments and stabilization of oculomotor balance without hindering rotations

RESUMO

Apresenta-se o princípio de introdução de forças no sistema oculomotor pelo uso de campos magnéticos com duas vantagens principais e específicas desse método: 1) A de que as forças atuam sem contato material entre o(s) elemento(s) que as geram (um ímã permanente em posição periorbitária) e o ponto de sua aplicação (p.ex., uma placa ferromagnética fixada à superfície escleral). 2) A de que tais forças, embora atuando permanentemente, não são constantes, mas variam com as distâncias entre os elementos do circuito magnético. Isso permite que se introduzam no sistema oculomotor forças suficientes para uma condição (por exemplo, bloqueio de um nistagmo), sem impedir que outras mais intensas as superem, desfazendo o vínculo estabilizador e permitindo rotações normais. Ligas de neodímio, ferro e boro permitem a obtenção de ímãs permanentes muito eficientes que, em tamanhos muito reduzidos, geram forças de ordens necessárias nesses processos de estabilizações oculomotoras. Montagens com “armaduras” suscitam outras melhorias de desempenho. Por outro lado, as placas para uso na superfície escleral impedem o efeito do campo magnético além delas. O método, assim estudado, é por isso bem indicado para o bloqueio de nistagmos, mas pode servir também a outras aplicações, como a de ajustamento e estabilização de posições oculares em seqüência a cirurgias de correção de estrabismo.

Palavras-chave:
Nistagmos; Imãs; Ajustamentos

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br