Acessibilidade / Reportar erro

Potencial miogênico evocado vestibular cervical em crianças e adolescentes com aqueduto vestibular alargado: revisão sistemática

RESUMO

Objetivo

Reunir os parâmetros encontrados no potencial miogênico evocado vestibular cervical (cVEMP) em crianças e adolescentes com síndrome do aqueduto vestibular alargado (SAVA) e identificar as possíveis alterações, quando comparados aos valores encontrados em normo-ouvintes da mesma faixa etária.

Estratégia de pesquisa

Revisão sistemática cadastrada na base PROSPERO, elaborada por meio de busca nos bancos de dados virtuais, a partir dos unitermos selecionados.

Critérios de seleção

Incluídos artigos científicos disponíveis na íntegra que relataram a avaliação com o uso do cVEMP na faixa etária entre 0 e 18 anos, com diagnóstico de SAVA, sem restrição de idioma e ano de publicação; excluídos estudos em paciente com algum distúrbio, outras patologias otoneurológicas e população fora da faixa etária estimada.

Resultados

Foram identificados 984 registros, a partir da pesquisa nas bases de dados consultadas e selecionados 5 artigos. Em um total de 133 pacientes que realizaram o cVEMP, foi observada presença de resposta na maioria dos casos, sem diferença significativa nas latências, mas com aumento na amplitude e diminuição nos limiares do cVEMP.

Conclusão

O teste cVEMP é recomendado na avaliação de crianças e adolescentes com SAVA e as características de aumento na amplitude e diminuição nos limiares podem ser utilizadas como parâmetros clínicos na identificação da referida síndrome, juntamente com a história clínica do paciente e os exames de imagem. No entanto, é imprescindível a realização de mais estudos com o exame cVEMP, ainda, em crianças e adolescentes com SAVA, para a melhor padronização dos valores encontrados, a fim de efetivar o diagnóstico correto.

Palavras-chave:
Potencial miogênico evocado vestibular; Criança; Adolescente; Aqueduto vestibular alargado; Potencial miogênico evocado vestibular cervical

Academia Brasileira de Audiologia Rua Itapeva, 202, conjunto 61, CEP 01332-000, Tel.: (11) 3253-8711, Fax: (11) 3253-8473 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@audiologiabrasil.org.br