Acessibilidade / Reportar erro

Uso da posturografia para identificação do risco de queda em idosos com tontura

RESUMO

Objetivo

avaliar se a posturografia, exame que avalia a habilidade de manter o equilíbrio em condições sensoriais conflitantes, pode identificar risco de queda em idosos com tontura.

Métodos

comparar os resultados posturográficos de idosos com e sem história de quedas, pareados por gênero, idade e diagnóstico etiológico da tontura.

Resultados

dezoito idosos com quedas – 4 com único episódio e 14 com história de 2 ou mais quedas no último ano - foram comparados com 18 idosos sem quedas, pareados por gênero, idade e diagnóstico etiológico. Pacientes com quedas apresentaram resultados piores para as análises de dependência visual (p=0,04, p=0,01, p=0,03). Pacientes com quedas recorrentes (2 ou mais episódios) apresentaram piores resultados em diversas condições sensoriais: somatossensorial, vestibular, dependências visuais e índice de equilíbrio composto.

Conclusão

a posturografia mostrou-se útil na identificação de idosos com quedas, principalmente em indivíduos com quadros recorrentes.

Palavras-chave:
Equilíbrio postural; Idosos; Acidentes por quedas; Tontura; Doenças vestibulares

Academia Brasileira de Audiologia Rua Itapeva, 202, conjunto 61, CEP 01332-000, Tel.: (11) 3253-8711, Fax: (11) 3253-8473 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@audiologiabrasil.org.br