Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos de um programa de fonoterapia da voz em grupo de pacientes com disfonia: estudo piloto

RESUMO

Objetivo

Identificar os efeitos de um programa de fonoterapia da voz em grupo de pacientes com disfonia, por meio de avaliações perceptivo-auditiva e autopercepção vocal.

Métodos

Estudo-piloto de ensaio clínico não controlado, com amostra de conveniência. O estudo contou com 22 participantes com diagnóstico otorrinolaringológico de disfonia. Dentre eles, 15 mulheres e sete homens, com média de idade de 59,4 ± 12,53. Foram realizadas dez sessões de terapia fonoaudiológica em grupos de cinco a seis pessoas, com abordagens diretas e indiretas, baseadas no Programa Integral de Reabilitação Vocal (PIRV). Os participantes foram avaliados individualmente, antes e após a realização do programa terapêutico. A avaliação incluiu análise de autopercepção com a Escala de Sintomas Vocais (ESV) e perceptivo-auditiva da qualidade vocal com a escala Grade, Roughness, Breathness, Asteny, Strain, (GRBAS), realizadas por fonoaudiólogos especialistas em voz.

Resultados

Após o programa terapêutico, observou-se diferença significativa na pontuação de grau geral de alteração da ESV (p=0,002) e também nas subescalas Limitação (p=0,002) e Emocional (p=0,006), indicando autopercepção de redução dos sintomas vocais após intervenção. No entanto, destaca-se que não foram encontrados resultados significativos na comparação pré e pós-tratamento com relação à qualidade vocal.

Conclusão

O programa de fonoterapia da voz teve efeitos estatisticamente significativos em relação aos sintomas vocais autorrelatados, sinalizando um caminho promissor de abordagem eclética para a terapia vocal em grupo.

Palavras-chave:
Treinamento da voz; Disfonia; Reabilitação; Distúrbios da voz; Voz

Academia Brasileira de Audiologia Rua Itapeva, 202, conjunto 61, CEP 01332-000, Tel.: (11) 3253-8711, Fax: (11) 3253-8473 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@audiologiabrasil.org.br