Acessibilidade / Reportar erro

Níveis de grelina circulante e a suscetibilidade ao câncer colorretal

RESUMO

CONTEXTO E OBJETIVO:

Considerando a associação entre câncer colorretal (CCR), a resistência à insulina, à obesidade e o papel proeminente da grelina nessas doenças metabólicas, foi explorado se os níveis plasmáticos de grelina estavam associados ao CCR. Além disso, nos pacientes com CCR foram pesquisadas as possíveis correlações entre a grelina, insulina, resistência insulínica e índice de massa corporal (IMC) como indicadores de obesidade.

MÉTODOS:

Foram incluídos neste estudo 170 indivíduos, sendo 82 com CRC e 88 controles. Os níveis plasmáticos de grelina, insulina e glicose foram medidos em todos os sujeitos utilizando métodos ELISA e glicose oxidase. Além disso, a resistência à insulina foi avaliada pelo cálculo do índice HOMA-IR.

RESULTADOS:

Os pacientes com CRC apresentaram redução dos níveis de grelina (P<0,001) e maior índice HOMA-IR (P<0.001) do que os controles. Curiosamente, quando os pacientes com CRC foram estratificados com base no local do tumor, níveis mais baixos de grelina e maior índice de HOMA-IR foram observados nos indivíduos com câncer de cólon ou retal versus controles também. Além disso, houve uma correlação negativa entre idade e IMC independente entre os níveis de grelina e HOMA-IR (r=-0,365, P<0,05) e uma correlação negativa independente da idade entre os níveis de grelina e IMC (r=-0,335, P<0,05) no subgrupo retal.

CONCLUSÃO:

Nossos achados apoiam o papel da grelina em relação à resistência à insulina e à obesidade na suscetibilidade do CRC; no entanto, ela precisa ser corroborada por estudos posteriores.

Palavras-chave:
Câncer colorretal; grelina; resistência à insulina; obesidade

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br