Acessibilidade / Reportar erro

Alerta de atraso no diagnóstico de colite microscópica em idosos. Uma série de casos

RESUMO

Contexto:

A colite microscópica (CM) é uma doença inflamatória intestinal crônica que causa diarreia não sanguinolenta, e vários casos não são diagnosticados como uma causa oculta de diarreia crônica.

Objetivo:

Esse estudo visou relatar os sintomas, qual o atraso diagnóstico e o tratamento da CM em uma série de casos.

Métodos:

Todos os pacientes foram atendidos em um consultório de referência em Gastroenterologia no período de maio de 2022 a junho de 2023. Foram coletados antecedentes pessoais, incluindo distúrbios preexistentes, uso de medicamentos e tabagismo. Foi buscado o período entre o início dos sintomas e o diagnóstico correto. Todos os pacientes consentiram em usar budesonida MMX (Corament®) off label.

Resultados:

Durante o período do estudo, seis pacientes caucasóides foram diagnosticados com CM, cinco mulheres e um homem, com idades entre 65 e 74 anos. Todos os pacientes apresentavam comorbidades e faziam uso de vários medicamentos prescritos. Os achados laboratoriais mostraram sorologia negativa para doença celíaca em todos os pacientes, níveis normais de albumina e vitamina B12. O atraso entre os sintomas e o diagnóstico de CM variou de 2 meses a 6 anos. Todos os pacientes tinham diagnóstico prévio de síndrome do intestino irritável. Todos os pacientes apresentaram remissão clínica completa durante o tratamento e não referiram efeitos colaterais da droga.

Conclusão:

As mulheres mais velhas que usam medicamentos de alto risco são sugestivas de CM. Evitar o atraso no diagnóstico de CM é fundamental para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. A budesonida MMX foi eficaz, segura e bem tolerada.

Palavras-chave:
Colite microscópica; diarreia crônica; diagnóstico; tratamento

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br