Acessibilidade / Reportar erro

Doença de Crohn perianal fistulizante: o gênero do paciente é relevante? Uma revisão sistemática

RESUMO

Contexto:

A doença de Crohn perianal fistulizante representa um desafio de tratamento, e postula-se que esse fenótipo em pacientes jovens do sexo masculino poderia ter um pior resultado.

Objetivo:

O objetivo deste estudo foi avaliar se o sexo influencia a resposta ao tratamento desses pacientes.

Métodos:

Esta revisão sistemática (PROSPERO CRD42022319629) foi conduzida de acordo com o protocolo Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses. Foram selecionados artigos publicados em inglês, espanhol, português e italiano entre 2010 e 2020 nas bases de dados PubMed e Science Direct. De acordo com o acrônimo PICO, foram selecionados estudos prospectivos em pacientes maiores de 18 anos com objetivo de tratamento da doença de Crohn perianal fistulizante. Foram excluídos estudos em populações pediátricas, retrospectivos, sem objetivos de tratamento e que incluíssem apenas fístulas retovaginais ou um único sexo. A qualidade dos estudos foi avaliada usando a ferramenta de risco de viés Cochrane e a escala Newcastle-Ottawa.

Resultados:

Dos 1.887 artigos encontrados, 33 foram incluídos. A maioria dos estudos utilizou medicamentos anti-TNF como tratamento (n=11). Dez estudos tiveram análises de subgrupos; deles, os dois estudos que relataram diferenças entre os sexos usaram infliximabe e adalimumabe como tratamento e mostraram que as mulheres tiveram um tempo de fechamento da fístula maior que os homens.

Conclusão:

Esta revisão sistemática mostrou que poucos dados corroboram a diferença entre os sexos no tratamento da doença de Crohn perianal fistulizante, possivelmente tendo maior relação com o fenótipo. Porém, dada à falta de resultados, são necessários mais estudos com esse objetivo e com padronização das fístulas e métodos de avaliação da resposta.

Palavras-chave:
Doença de Crohn; revisão sistemática; fístula perianal; tratamento

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br