Acessibilidade / Reportar erro

AS FIGURAS CLÍNICAS DA FEIURA À PROVA DA METAPSICOLOGIA 1 1 Este artigo é resultado da tese Figuras estigmatizantes da feiura na clínica contemporânea. O papel do julgamento estético e do mal-estar social na construção imaginária e fantasmática de si, de Cristina Cernat, preparada na Université Paris Cité Sorbonne-Paris 7, sob a orientação do professor Joel Birman.

Resumo:

Neste artigo, abordamos o aspecto metapsicológico de uma pesquisa psicanalítica sobre as figuras clínicas da feiura. Se a problemática da feiura é com frequência associada à metafísica ou às normas sociais, desejamos enfatizar que o sentimento de ser feio afeta todo funcionamento psíquico. A discriminação que o feio suscita em todo mal-estar social está inconscientemente ligada a representações angustiantes, que perturbam a familiaridade egóica, ao revelar o estranho adormecido em nós. A ambivalência estética que todo sujeito sente em relação a si, acompanhada de uma tensão entre Eu Ideal e Ideal do Eu, mostra o caráter metapsicológico de tal problemática.

Palavras-chave:
feiura; Eu Ideal; Ideal do eu

Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Instituto de Psicologia UFRJ, Campus Praia Vermelha, Av. Pasteur, 250 - Pavilhão Nilton Campos - Urca, 22290-240 Rio de Janeiro RJ - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistaagoraufrj@gmail.com