Acessibilidade / Reportar erro

Monitoramento ambiental da qualidade dos sedimentos e do status dos vestígios de metais em um rio tropical perene no sul da Índia: uma exploração usando análise multivariada

Resumo:

Objetivo

O Rio Kallada está exposto a vários tipos de poluição decorrentes de atividades domésticas, cívicas, recreativas, agrícolas e assentamentos humanos. Os objetivos do estudo foram avaliar a qualidade do sedimento, especialmente a concentração de metais traços, e comparar com relatórios anteriores sobre as fontes de poluentes no Rio Kallada, India.

Métodos

Um total de 12 descritores de sedimento, incluindo os seguintes metais: ferro (Fe), manganês (Mn), cromo (Cr) e zinco (Zn), foram analisados. Um espectrofotômetro de absorção atômica foi usado para detectar a concentração de metais traços nas amostras de sedimento. Correlação de Pearson, análise de componentes principais (PCA) e análise de agrupamento (CA) foram usadas para analisar os dados e fontes de poluentes.

Resultados

Esta pesquisa indicou que o Fe foi o elemento mais acumulado nos sedimentos, e os locais de meio do rio (K6 e K10) e jusante (K11 a K15) mostraram um nível de concentração muito mais alto do que os locais a montante. As concentrações de metais traços nas amostras de sedimento seguiram a ordem Fe > Mn > Cu > Zn.

Conclusões

O presente estudo concluiu que as principais fontes de poluentes foram esgotos, efluentes domésticos e descargas agrícolas. Estes podem representar uma ameaça severa ao Rio Kallada e riscos à saúde das populações locais, que dependem principalmente do rio para fins de consumo de água. Portanto, políticas de conservação apropriadas para reduzir a poluição são essenciais.

Palavras-chave:
qualidade do sedimento; metais traço; rio Kallada; atividades antropogênicas; estuário Ashtamudi


Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com