Objetivo O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de usos da terra em bacias de drenagem de riachos sobre a composição taxonômica e funcional das comunidades de invertebrados aquáticos associados a detritos foliares.
Métodos Avaliamos a colonização de invertebrados em detritos de plantas incubadas em riachos com presença e ausência de vegetação ripária e diferentes usos da terra na área de drenagem. Utilizamos a abordagem de litter bags.
Resultados A composição taxonômica e funcional da fauna de invertebrados associados aos detritos variou entre os riachos. Além disso, os riachos com presença de vegetação mostraram comunidades com menor variação taxonômica e funcional. Ainda, a densidade de invertebrados fragmentadores foi menor nos riachos sem vegetação.
Conclusões A porcentagem de vegetação ripária é um fator ambiental importante na composição dos invertebrados. Porém, os usos da terra em toda a bacia de drenagem devem ser considerados como fatores relevantes na estruturação da biota aquática.
Palavras-chave:
colonização de invertebrados; grupos tróficos funcionais; qualidade ambiental; integridade ambiental
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail


