Acessibilidade / Reportar erro

Comparando ambientes lacustres: a importância do tipo de habitat na estrutura de peixes

Resumo

Objetivo

A diversidade de peixes em dois ambientes lacustres, uma lagoa conectada (lagoa do Barbosa) ao rio e outro artificial (reservatório das Ninfeias) foram determinadas nos períodos seco e chuvoso de 2015.

Métodos

Espécimes foram capturados utilizando-se redes de emalhar. Parâmetros ambientais como a temperatura, condutividade elétrica, pH, oxigênio dissolvido e transparência da água foram medidos durante os dois períodos.

Resultados

Foram coletados 546 exemplares de peixes, de 9 famílias, 12 gêneros e 15 espécies das ordens Characiformes, Siluriformes, Cichliformes e Gymnotiformes. Pimelodus maculatus foi a espécie mais abundante na lagoa do Barbosa. No reservatório foram capturadas duas espécies, Geophagus brasiliensis e Hoplias malabaricus, com predomínio da primeira. As espécies dominantes nos ambientes estudados corresponderam a 48,71% do total de exemplares. A composição da ictiofauna da lagoa revelou uma maior riqueza da ordem Characiformes (66,7%). Siluriformes e Gymnotiformes representaram 13,3% cada e a ordem Cichliformes 6,7% do total de espécies. No reservatório artificial houve contribuição equivalente de Cichliformes e de Characiformes. A diversidade foi maior na lagoa (H’ = 2,05) e menor no reservatório (H’ = 0,34). Diferenças significativas (p<0,05) da diversidade foram encontradas entre a lagoa conectada e o reservatório. A captura de peixes foi menor na seca (24,7%) que no período chuvoso (75,3%). A PCA separou os dois ambientes e os períodos pela diferença na condutividade elétrica da água. A prevalência de espécies das ordens Characiformes e Siluriformes obedece ao padrão encontrado para a ictiofauna da região Neotropical.

Conclusões

A análise do padrão de diversidade da ictiofauna dos ambientes estudados mostrou que o ambiente conectado ao rio apresenta maior diversidade quando comparado ao reservatório artificial. A presença de macrófitas aquáticas de diferentes espécies pode ser um fator regulador na estruturação da comunidade de peixes da lagoa conectada ao rio.

Palavras-chave:
peixe; abundância; lagoa conectada; reservatório raso; estrutura da assembleia

Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com