Acessibilidade / Reportar erro

Diversidade de hifomicetos em folhedo submerso em duas áreas de Mata Atlântica no nordeste do Brasil com comentários sobre a qualidade da água

Resumo:

Objetivo

A Mata Atlântica é um bioma brasileiro cuja biota desempenha um papel fundamental na preservação da qualidade da água. Os hifomicetos têm um papel importante nos ecossistemas aquáticos, pois são capazes de decompor a matéria orgânica e, consequentemente, contribuem com a ciclagem de nutrientes, mantendo a vida aquática. O objetivo deste trabalho foi determinar a diversidade e composição da comunidade de hifomicetos aquáticos em duas áreas de Mata Atlântica no estado de Pernambuco (Refúgio Ecológico de Charles Darwin) e Alagoas (Reserva Biológica de Pedra Talhada), além de comparar essas comunidades com os fatores abióticos da água.

Métodos

Para isso, foram realizadas quatro coletas de folhas submersas em decomposição, para avaliação da comunidade de fungos, e água para aferição dos parâmetros: acidez, alcalinidade, cloretos, condutividade elétrica, coliformes totais, cor, DBO, DQO, OD, nitrogênio total, pH, sólidos totais, sulfatos, temperatura e turbidez, e cálculo do Índice de Qualidade da Água (IQA). As coletas foram realizadas entre julho/2018 e maio/2019, em seis pontos ao longo de um riacho em cada área de estudo.

Resultados

Foram identificados 53 táxons e registradas 1926 ocorrências em 2592 fragmentos foliares. Houve predomínio de Blodgettia aquatica, Blodgettia indica, Flagellospora penicillioides, Flagellospora sp., Mycoleptodiscus disciformis, Triscelophorus monosporus e Xylomyces acerosisporus, havendo similaridade dessas e de outras espécies entres as áreas estudadas. No período chuvoso houve maior ocorrência de hifomicetos aquáticos nas duas áreas, porém, a diversidade de fungos foi maior no Refúgio Charles Darwin. Fatores abióticos como temperatura, OD e pluviosidade influenciam na ocorrência de hifomicetos, no entanto, nenhuma estrutura de comunidade foi detectada ou fortemente correlacionada com as variáveis abióticas estudadas.

Conclusões

As áreas apresentaram valores adequados para as variáveis indicativas da qualidade da água e alta riqueza de espécies de hifomicetos, demonstrando a importância da proteção legal para conservação de áreas naturais.

Palavras-chave:
Ascomycota; fungos conidiais; ecossistemas aquáticos; qualidade da água

Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, 13506-900 Rio Claro-SP/Brasil, Tel.:(55 19)3526 4227 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com