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A SINTAXE NO BRASIL: NOTAS HISTORIOGRÁFICAS E EIXOS TEMÁTICOS DE INVESTIGAÇÃO

RESUMO:

Este artigo estabelece alguns eixos temáticos apropriados à realização de investigações historiográficas sobre saberes, ideias, questões, teorias e modelos pedagógicos que envolvam a dimensão sintática dos estudos gramaticais no Brasil, entre os séculos XIX e XXI. Os eixos de investigação e as notas sobre a história da sintaxe que os fundamentam são desenvolvidos no campo da Historiografia da Linguística, nos termos de Swiggers (2013SWIGGERS, P. A historiografia da linguística: objeto, objetivos, organização. Revista Confluência, Rio de Janeiro, n.44-45, p.39-59, 2013. Disponível em: http://llp.bibliopolis.info/confluencia/pdf/1171.pdf. Acesso em: 19 fev. 2019.
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, 2012SWIGGERS, P. Linguistic historiography: object, methodology, modelization. Todas as Letras, São Paulo, v.14, n.1, p.38-53, 2012. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/4527/3489. Acesso em: 19 fev. 2019.
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, 2009)SWIGGERS, P. La historiografía de la lingüística: apuntes y reflexiones. Revista Argentina de Historiografia Lingüística, Buenos Aires, v.1, n.1, p.67-76, 2009. Disponível em: http://www.rahl.com.ar/index.php/rahl/article/view/6. Acesso em: 19 fev. 2019.
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e Altman (2012ALTMAN, C. História, estórias e historiografia da Linguística brasileira. Todas as Letras, São Paulo, v.14, n.1, p.14-37, 2012. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/4526/3488. Acesso em: 12 fev. 2019.
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, 2009ALTMAN, C. Retrospectivas e perspectivas da historiografia da linguística no Brasil. Revista Argentina de Historiografia Linguística, Buenos Aires, v.1, n.2, p.115-136, 2009. Disponível em: http://www.rahl.com.ar/index.php/rahl/article/view/12. Acesso em: 12 fev. 2019.
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, 2004)ALTMAN, C. A pesquisa linguística no Brasil (1968-1988). 2.ed. São Paulo: Humanitas, 2004.. Procura-se esboçar algumas linhas de compreensão capazes de conduzir a construção de narrativas descritivas, interpretativas e explicativas sobre como o conhecimento sintático foi adquirido, formulado, difundido, transformado, preservado, ensinado ou esquecido no contexto intelectual brasileiro. Para tanto, elabora-se uma espécie de trajetória concisa dos estudos sintáticos, considerando, sobretudo, o universo greco-latino, a gramatização do português e o cenário pedagógico brasileiro. A narrativa tecida deságua na sistematização, em forma de questões de pesquisa, de três possíveis eixos temáticos para uma historiografia da sintaxe no Brasil, envolvendo aspectos teóricos, descritivo-normativos e didático-pedagógicos.

PALAVRAS-CHAVE:
Historiografia da Linguística; Sintaxe; Gramática

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