Acessibilidade / Reportar erro

O Conselho Geral da Província do Pará e a definição da política indigenista no Império do Brasil (1829-31)1 1 Agradeço ao CNPq pelo financiamento da pesquisa. Uma versão preliminar e resumida desse texto foi publicada nos Anais do 27º Simpósio Nacional de História - ANPUH. Disponível em: <http://www.snh2013.anpuh.org/site/anaiscomplementares>. Acesso em: 01 mar. 2014.

Resumo

O objetivo deste artigo é demonstrar como o Conselho Geral da Província do Grão-Pará debateu e propôs projetos que visavam intervir na política indigenista em vigor, entre 1829 e 1831. Em um primeiro plano, busca-se expor como este tema era vital para a província, o que em grande medida explica porque a questão indígena foi um assunto que mereceu um dos maiores números de projetos e intervenções apresentados no Conselho Geral no período estudado. Ao mesmo tempo, busca-se compreender as tensões entre os interesses locais e nacionais na definição de uma política indigenista, lembrando que apenas em 1845 se formulará uma lei geral para todos os índios do Império do Brasil.

Palavras-chave
Conselho Geral; índios; Grão-Pará; Política Indigenista

Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP Estrada do Caminho Velho, 333 - Jardim Nova Cidade , CEP. 07252-312 - Guarulhos - SP - Brazil
E-mail: revista.almanack@gmail.com