Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação eletrofisiológica de pacientes do sexo feminino com síndrome do túnel do carpo após reposição de vitamina D

Resumo

Objetivo:

Os efeitos da vitamina D no sistema nervoso central e periférico continuam sendo investigados atualmente. Neste estudo, objetivamos avaliar a dor e a resposta eletrofisiológica em pacientes com síndrome do túnel do carpo (STC) submetidos a terapia de reposição devido à deficiência de vitamina D.

Métodos:

Cinquenta pacientes do sexo feminino diagnosticadas com STC leve e moderada e acompanhadas de deficiência de vitamina D foram incluídas neste estudo. O estudo da condução nervosa (ECN) foi realizado antes e após a reposição da vitamina D, e a dor do paciente foi avaliada com a Escala Visual Analógica (EVA).

Resultados:

Quando a ECN foi comparada antes e após o tratamento, houve uma melhora estatisticamente significativa na latência mediana do início sensorial distal (DSOL) e nos valores de velocidade de condução sensorial (VC) e latência distal motora (LDM) (p=0,001; p<0,001; p=0,001, respectivamente). Ao mesmo tempo, houve uma diminuição dos valores da EVA nos pacientes (p<0,001). Quando os dois grupos foram comparados, houve uma melhora no DSOL e no VC sensorial em ambos, mas no LDM apenas no grupo STC moderado.

Conclusão:

Neste estudo, foi demonstrado que pacientes com STC leve e moderada apresentaram melhora da dor e parâmetros eletrofisiológicos após a reposição de vitamina D. A substituição da vitamina D nos estágios iniciais da STC pode ser benéfica.

Palavras-chave:
síndrome do túnel carpal; tratamento com vitamina D; velocidade de condução sensorial

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org