Acessibilidade / Reportar erro

Determinação da utilidade das alterações mínimas da latência da onda F no eletrodiagnóstico da neuropatia ulnar do cotovelo

RESUMO

Introdução:

A neuropatia ulnar do cotovelo (NUC) é a segunda neuropatia por encarceramento mais comum. Existem poucas informações sobre a aplicação dos estudos da onda F para avaliação da NUC.

Objetivo:

O objetivo deste estudo foi avaliar o valor diagnóstico das alterações mínimas de latência da onda F (F-min), comparando-as com análises de condução nervosa em pacientes com suspeita de NUC.

Métodos:

Noventa e quatro pacientes com suspeita de NUC foram admitidos neste estudo. A condução nervosa sensitiva e motora e as análises da onda F nos nervos mediano e ulnar foram realizadas em ambas as extremidades superiores.

Resultados:

Um total de 188 membros superiores de 94 pacientes foi examinado. A média de idade foi 41,4±12,9 anos e 69 pacientes eram do sexo feminino (73,4%). A velocidade de condução motora média do nervo ulnar através do cotovelo (VCM) nos braços afetados foi significativamente mais lenta do que a velocidade em braços saudáveis. As latências médias F-min do nervo ulnar foram significativamente mais longas nos braços afetados. Cinquenta e um pacientes foram diagnosticados eletrofisiologicamente como apresentando NUC (54,2%). Pacientes com presença de NUC tiveram, de forma significativa, detecção de VCM mais lenta no nervo ulnar ao nível do cotovelo, presença de latência mais longa da onda F-mínima no nervo ulnar, bem como latência de início distal mais longa. Por fim, os pacientes sintomáticos, e com condução nervosa normal, foram avaliados separadamente. Apenas a latência da onda F mínima média do nervo ulnar foi significativamente maior neste grupo, em comparação com os braços saudáveis.

Conclusão:

Nosso estudo confirmou a utilidade das medidas de latência da onda F-mínima no eletrodiagnóstico da NUC. As diferenças de latência da onda F podem ajudar a fazer um diagnóstico precoce para fornecer melhores opções de tratamento.

Palavras-chave:
Síndrome do Túnel Cubital; Nervo Mediano; Nervo Ulnar; Electrodiagnóstico

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org