Acessibilidade / Reportar erro

Paralisia cerebral e sono: tratamento não farmacológico e impacto na vida dos cuidadores – uma revisão integrativa

Resumo

Antecedentes

Crianças com paralisia cerebral apresentam maior prevalência de distúrbios do sono, com inúmeros fatores associados a um impacto negativo na qualidade de vida dos cuidadores.

Objetivo

Identificar fatores relacionados aos distúrbios do sono, o tratamento não farmacológico e o impacto na vida dos cuidadores.

Métodos

Esta revisão da literatura foi realizada no Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME), Biblioteca Cochrane, Scopus, PubMed, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), PsycInfo, WorldCat, Web of Science, Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS) e Excerpta Medica Database (EMBASE), com os descritores sono, criança, paralisia cerebral, pais e enfermagem. Estudos disponíveis em português, inglês ou espanhol, publicados entre 2010 e 2020, foram nossos critérios de inclusão. Ao todo, 29 artigos foram incluídos nesta revisão.

Resultados

Consideramos as intervenções não farmacológicas medidas eficazes de apoio aos tratamentos medicamentosos. Os principais distúrbios do sono em crianças com paralisia cerebral são: insônia, parassonias, pesadelos, bruxismo do sono, sonambulismo, falar dormindo, distúrbios de iniciação e manutenção do sono e hiperidrose do sono. A maioria dos estudos aponta redução na qualidade de vida de cuidadores de crianças com distúrbios do sono.

Conclusão

Nossa revisão sugere a eficácia de tratamentos não farmacológicos combinados com o uso de medicamentos. Medidas como mudanças no ambiente e na rotina do sono são estratégias favoráveis para melhorar a qualidade do sono. Além disso, crianças com distúrbios do sono provocam impactos negativos na qualidade de vida de seus cuidadores.

Palavras-chave
Paralisia Cerebral; Cuidadores; Sono; Criança

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org