Acessibilidade / Reportar erro

Infiltrações de pontos-gatilho na musculatura temporal em pacientes com fibromialgia e cefaleia

Objetivo

: Comparar o efeito terapêutico do bloqueio de pontos-gatilho na musculatura temporal com soro fisiológico e anestésico em pacientes com síndrome da dor miofascial mastigatória, fibromialgia e cefaleia, entre sí e com controles não-infiltrados.

Método

: Setenta pacientes que apresentaram pelo menos um ponto-gatilho na musculatura temporal foram aleatoriamente divididas em 3 grupos: infiltração com soro fisiológico, infiltração com anestésico e controle (não-infiltradas).

Resultados

: Houve redução na intensidade de dor na face em 87,71% dos pacientes infiltrados com soro fisiológico e em 100% dos pacientes infiltrados com anestésico, mas não no grupo controle. Houve similaridade dos resultados considerando a frequência da cefaléia. Quanto à intensidade da cefaléia, tanto a infiltração com soro fisiológico, quanto com anestésico foram efetivos e sem diferença significativa entre sí, ao contrário do grupo controle.

Conclusões

: O tratamento com infiltração diminui a dor na face, bem com a frequência e a intensidade da cefaléia. Quando considerado a substância infiltrada não há diferenças no tratamento.

cefaléia; fibromialgia; ponto-gatilho; síndrome da dor miofascial


Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org