Acessibilidade / Reportar erro

Versão breve do CAMCOG para idosos analfabetos com doença de Alzheimer

RESUMO

Antecedentes:

O Cambridge Cognition Examination (CAMCOG) é uma das baterias de avaliação cognitiva mais usadas para idosos.

Objetivos:

Avaliar uma versão breve do CAMCOG para idosos analfabetos (CAMCOG-BILL) com demência de Alzheimer (DA) em comparação com controles saudáveis não demenciados (GC).

Métodos:

Estudo caso-controle transversal com 246 idosos analfabetos (AD [n=159] e GC [n=87], composto por idosos saudáveis sem queixas cognitivas) que nunca frequentaram a escola ou fizeram aulas de leitura ou redação. O diagnóstico de DA foi estabelecido pelos critérios NIA-AA e DSM-5. Todos os participantes foram avaliados por meio do CAMCOG por avaliador cego, para o diagnóstico dos grupos. Para avaliar a consistência dos subitens escolhidos do CAMCOG-BILL, realizou-se uma análise de regressão logística binária.

Resultados:

Tanto o CAMCOG quanto o CAMCOG-BILL apresentaram propriedades psicométricas satisfatórias. A área sob a curva (AUC) foi de 0,932 (p<0,001) para a versão original do CAMCOG e de 0,936 para o CAMCOG-BILL. Usando-se uma pontuação de corte de ≥60 (CAMCOG) e ≥44 (CAMCOG-BILL), ambos os instrumentos tiveram a mesma sensibilidade e especificidade (89 e 96%, respectivamente).

Conclusão:

O CAMCOG-BILL pode ser preferido para reduzir a sobrecarga do teste para esse subgrupo vulnerável de pacientes analfabetos com demência.

Palavras-chave:
Doença de Alzheimer; Educação; Testes Neuropsicológicos; Envelhecimento

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org