Acessibilidade / Reportar erro

Desenvolvimento e validação do instrumento de avaliação de sono para idosos com dor

RESUMO

Introdução:

A co-ocorrência de dor crônica e de distúrbios do sono contribuem para um impacto funcional e social negativo em idosos. Porém, o binômio dor-sono não foi explorado em relação a questionários para idosos, a fim de auxiliar na triagem, no diagnóstico ou no monitoramento da eficácia do tratamento médico.

Objetivo:

Desenvolver e validar um instrumento breve, prático e abrangente para avaliar a concorrência de condições álgicas crônicas e distúrbios de sono em idosos.

Métodos:

Estudo descritivo e qualitativo de metodologia de desenvolvimento e validação de instrumento de medida para avaliação de dor e sono em idosos, composto por sete itens. Após a fundamentação teórica, desenvolveram-se os itens do instrumento, seguidos de um estudo quantitativo (validação), em que testamos pacientes idosos com dor crônica.

Resultados:

Aplicou-se o Instrumento de Avaliação de Sono para Dor em Idosos (IASID) a uma amostra de 100 idosos. Alcançou-se o alfa de Cronbach (0,602) de boa homogeneidade por correlação item-total (≥0,4). Encontramos correlações estatisticamente significativas entre o IASID e a qualidade do sono (PSQI, r=61,5%); a intensidade da dor (NVS, r=30,5%); seus impactos (GPM, r=40,5); depressão (GEAP, r=45,5%); comorbidades (r=27,9) e uso de medicamentos (r=30,4). A curva ROC apontou sensibilidade de 73,2% e especificidade de 79,1% para predição de distúrbios do sono associados à dor crônica em idosos.

Conclusões:

O IASID apresentou propriedades métricas adequadas e demonstrou ser uma ferramenta simples e prática para a avaliação do impacto da dor no sono em idosos.

Palavras-chave:
Sono; Dor; Idoso; Inquéritos e Questionários; Avaliação do Impacto na Saúde

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org