Acessibilidade / Reportar erro

Teste de Desempenho da Função Executiva: adaptação transcultural, avaliação das propriedades psicométricas no Brasil

RESUMO

Disfunção executiva ocorre em 18,5% a 39% dos pacientes que apresentam comprometimento cognitivo. A terapia ocupacional visa proporcionar independência e autonomia, de modo a melhorar a qualidade de vida. O Teste Desempenho da Função Executiva (TDFE) foi desenvolvido para avaliar a necessidade de assistência para realizar quatro tarefas diárias básicas.

Objetivos:

Os objetivos desta pesquisa são: (1) realizar a adaptação transcultural em pacientes com AVC; (2) avaliar as propriedades psicométricas da TDFE em pacientes com AVC; (3) avaliar a relação entre TDFE em pacientes com AVC e variáveis demográficas, região afetada pelo acidente vascular cerebral, sintomas de ansiedade e depressão.

Métodos:

A adaptação e validação transcultural foram realizadas com base em procedimentos padrão e as propriedades psicométricas foram avaliadas em 86 pacientes brasileiros que sofreram acidente vascular cerebral.

Resultados:

O teste apresentou boa consistência interna (alfa de Cronbach: 0,819). A confiabilidade intra examinador foi de 0,435 e para o inter examinador foi de 0,855. Foram observadas correlações significativas entre a pontuação final do TDFE e os seguintes testes de função executiva: teste de fluência verbal, teste do desenho do relógio, Teste de Extensão dos Dígitos (diretos e inversos), subteste do mapa zoológico e subteste modificado dos seis elementos.

Conclusão:

A TDFE é uma ferramenta válida e confiável para os terapeutas ocupacionais para avaliar a disfunção executiva nas tarefas de rotina diária em pacientes com AVC no Brasil.

Palavras-chave:
acidente vascular cerebral; função executiva; terapia ocupacional; cognição; estudos de validação

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org