Acessibilidade / Reportar erro

Polineuropatia desmielinizante inflamatória crônica: avaliação da função cognitiva e qualidade de vida

Resumo

Antecedentes

Estudos foram realizados com o objetivo de avaliar a qualidade de vida (QV) de pacientes acometidos pela polirradiculopatia desmielinizante inflamatória crônica (PDIC). No entanto, a questão cognitiva ainda é pouco abordada.

Objetivos

Avaliar a QV e o comprometimento cognitivo em pacientes com PDIC bem como se existe correlação entre esses parâmetros.

Métodos

Sete pacientes com PDIC e sete controles pareados foram submetidos a: miniexame do estado mental (MEEM); avaliação cognitiva de Montreal (MoCA); teste de substituição de símbolo de dígito/cópia de símbolo (DSST); escala de gravidade da fadiga (FSS);Beck depressive inventory-I (BDI-I) e um short-form of health survey (SF-36).

Resultados

A média de idade dos pacientes foi de 50 anos (71,4% do sexo masculino). O MMSE e o MoCA não apresentaram diferença estatística entre os grupos. Os pacientes apresentaram resultados superiores no domínio memória do MoCA (5 vs. 2, p = 0,013). No DSST, observamos uma tendência de os pacientes serem mais lentos. Houve forte correlação negativa entre os níveis de fadiga e o domínio vitalidade (SF-36). Não houve correlação significativa entre níveis de depressão e QV. Não houve correlação entre depressão e os resultados obtidos nos testes cognitivos. Níveis elevados de depressão foram observados nos pacientes (15,28 vs. 3,42, p < 0,001). Um total de 57% apresentou fadiga intensa, 28,8% dor autorreferida, e 57,1% queixam-se de câimbras.

Conclusão

Não há comprometimento cognitivo nos pacientes estudados. Observamos somente uma tendência de lentificação na velocidade de processamento. Para melhor avaliar as alterações encontradas, será necessário estudo com um número maior de indivíduos. A PDIC afeta de diferentes formas o nível de QV de seus portadores.

Palavras-chave
Polirradiculoneuropatia Desmielinizante Inflamatória Crônica; Disfunção Cognitiva; Qualidade de Vida; Fadiga; Doença Crônica

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org