Accessibility / Report Error

RETALHO DO MÚSCULO SERRÁTIL ANTERIOR PARA RECONSTRUÇÃO DE LESÕES EM EXTREMIDADES

RESUMO

Objetivo:

Relatar o uso da transferência de retalho livre do serrátil anterior no tratamento de lesões traumáticas.

Métodos:

Vinte e seis retalhos livres ou pediculados do serrátil anterior foram realizados para reconstrução de lesões traumáticas de extremidades.

Resultados:

A sobrevida completa do retalho foi registrada em 20 membros e 3 pacientes tiveram complicações circulatórias. Mesmo com a revisão das anastomoses vasculares, a necrose parcial do retalho não pôde ser prevenida e exigiu enxerto de pele após desbridamento da área necrótica. Outro retalho também necessitou reexploração em decorrência de forte congestão por dificuldade de retorno venoso. Infecção de ferida superficial foi encontrada em três pacientes, tratados com medidas conservadoras. Em relação à área doadora, a formação de seroma foi encontrada em 8 casos; em 2 foi necessária drenagem e os demais foram resolvidos espontaneamente. Em 2 houve formação de hematomas, que foram drenados. Em um membro havia lesão longa do nervo torácico e deformidade do tipo escapula alada.

Conclusão:

De acordo com este estudo, o retalho do músculo serrátil anterior é uma excelente ferramenta para o tratamento de lesões complexas e pouco extensas nas extremidades. Nível de Evidência IV; Série de casos .

Descritores:
Retalhos de Tecido Biológico; Extremidade Superior; Traumatismos da Mão

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br