Acessibilidade / Reportar erro

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO EM FRATURA DE FÊMUR PROXIMAL DE IDOSOS NO HOSPITAL REGIONAL DE COTIA - SP

RESUMO

Objetivo:

Traçar o perfil epidemiológico dos pacientes idosos com fratura de fêmur proximal atendidos no Hospital Regional de Cotia - SP, além de descrever o estado nutricional desses pacientes.

Método:

As informações para confecção deste trabalho foram obtidas a partir dos prontuários eletrônicos dos pacientes atendidos no período agosto de 2020 a abril de 2021. As variáveis estudadas foram: idade, sexo, etnia, peso e altura (para cálculo do índice de massa corporal - IMC) e presença de comorbidades. Também foram avaliadas as circunstâncias da fratura, tais como mecanismo do trauma, localização anatômica e tratamento instituído. Ainda, avaliou-se o perfil nutricional dos pacientes por meio da Mini Avaliação Nutricional (Mini-MAN).

Resultados:

Predominaram pacientes do sexo feminino, brancas, com média de 80 anos de idade e IMC médio de 23,55 kg/m2 . Quase todos os pacientes se acidentaram em casa, e as comorbidades mais observadas foram hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus e doença de Alzheimer. A grande maioria dos pacientes foi considerada desnutrida ou em risco de desnutrição.

Conclusão:

O estado nutricional dos idosos parece estar diretamente relacionado ao risco de fraturas proximais do fêmur. Nível de Evidência II, Estudo Retrospectivo.

Descritores:
Ortopedia; Epidemiologia; Fraturas do Fêmur; Fêmur; Desnutrição

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br