Acessibilidade / Reportar erro

FIXAÇÃO DE FRATURA ISOLADA DO CAPÍTULO DO ÚMERO COM PARAFUSOS SEM CABEÇA EM DIFERENTES CONFIGURAÇÕES

RESUMO

Introdução

Avaliamos os resultados clínicos e radiológicos das fraturas do capítulo do úmero tratadas com a técnica de inserção de parafuso modificada (inserção do primeiro parafuso de fixação anteroposterior e do segundo parafuso posteroanterior), que pode ser aplicada com acesso lateral minimamente invasivo do cotovelo.

Material e Método

Foram incluídas no estudo 21 fraturas isoladas do capítulo que foram tratadas cirurgicamente. A fixação foi obtida com dois parafusos de compressão canulados sem cabeça colocados em ordem anteroposterior e posteroanterior, usando acesso lateral modificado do cotovelo. O sistema de classificação Broberg-Morrey foi usado para avaliar o estado funcional pós-operatório dos pacientes.

Resultados

De acordo com os critérios de Broberg-Morrey, o escore médio foi de 92,7 (77-100) e 13 casos foram excelentes, 7 bons e 1 regular. Nenhum paciente desenvolveu necrose avascular ou ossificação heterotópica. De acordo com o escore de artrose de Broberg-Morrey, dois casos tinham Grau 1 e um tinha artrose de Grau 2. Um paciente tinha infecção superficial da ferida, que foi tratada com antibióticos, e em um caso observou-se perda de 60° da extensão do cotovelo.

Conclusão

O tratamento de fraturas isoladas do capítulo do úmero com 2 parafusos sem cabeça colocados anteroposterior e posteroanteriormente pode proporcionar fixação estável e é menos traumático para a articulação do cotovelo. Nível de evidência IV; Estudos terapêuticos - Investigação dos resultados do tratamento.

Fixação interna de fratura; Fraturas do úmero; Fraturas intraarticulares

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br