Acessibilidade / Reportar erro

EFICÁCIA DO USO PROLONGADO DE ÁCIDO TRANEXÂMICO ORAL NA PERDA DE SANGUE NA ARTROPLASTIA TOTAL PRIMÁRIA DO JOELHO

RESUMO

Introdução:

O ácido tranexâmico é amplamente utilizado para pacientes submetidos à artroplastia total do joelho (ATJ). No entanto, a duração da administração de ácido tranexâmico sistêmico (ATS) varia em muitos relatórios. Assim, este estudo tem como objetivo comparar a perda sanguínea entre uma dose única intravenosa (IV) de ATS e uma dose de ATS IV combinada com ATS oral, no atendimento pós-operatório ao longo de 48 horas em ATJ primária.

Métodos:

Noventa e quatro pacientes com osteoartrite primária, submetidos a ATJ primária, foram randomizados em dois grupos. O primeiro grupo de 47 pacientes recebeu uma dose de 750 mg de ATS IV e 750 mg de ATS oral no pós-operatório, a cada 8 horas, durante 48 horas. No segundo grupo, 47 pacientes receberam dose única de ATS IV e placebo nos mesmos intervalos e pelo mesmo período de tempo. A hemoglobina (Hb) foi medida às 4, 24 e 72 horas de pós-operatório.

Resultados:

A média da perda sanguínea total não foi diferente entre os dois grupos (p = 0,37). Não houve diferença na redução da hemoglobina total ou saídas de drenagem de sucção fechada (p = 0,9 e 0,07, respectivamente).

Conclusão:

O uso prolongado de ácido tranexâmico oral por 48 horas de pós-operatório não diminuiu a perda total de sangue após ATJ em comparação com uma dose única de ATS IV. Nível de Evidência I; Estudo Clínico randomizado de alta qualidade .

Descritores:
Artroplastia do Joelho; Ácido tranexâmico; Transfusão de sangue

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br