Acessibilidade / Reportar erro

QUAL O CONHECIMENTO DE PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE ESCOLIOSE?

RESUMO

Objetivo:

Avaliar o conhecimento de professores de escola municipal sobre escoliose.

Métodos:

Foram entrevistados 126 profissionais por meio de formulário online padronizado contendo perguntas relativas à escoliose.

Resultados:

Dos entrevistados, 31% não sabiam o que é escoliose. Dos que sabiam, 89,65% estavam parcialmente corretos quanto à definição. Dos professores que responderam saber como era feito o diagnóstico de escoliose, apenas 25,58% estavam totalmente corretos. Quando questionados sobre o teste de Adams, 84,9% não sabiam do que se tratava. Dos entrevistados, 57,9% disseram que não é possível identificar escoliose por meio de um exame simples de seus alunos em sala de aula e, destes, 86,3% alegaram falta de conhecimento sobre o assunto; e 92,1% consideraram que é importante haver uma capacitação sobre o diagnóstico de escoliose para identificação precoce nos alunos.

Conclusão:

Este estudo tem impacto social, pois os professores entrevistados não apresentavam domínio sobre o assunto, demonstrando dificuldade em definir a condição e como proceder com a investigação. A realização de capacitações e a inclusão dessas questões no currículo profissional aumentaria o diagnóstico precoce de escoliose nas escolas, possibilitando o tratamento precoce e maiores chances de sucesso terapêutico. Nível de Evidência IV, Análise Econômica e de Decisão.

Descritores:
Escoliose; Professores Escolares; Adolescente; Prevalência

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br