Acessibilidade / Reportar erro

CARCINOMA EPIDERMOIDE NO PÉ: SÉRIE DE CASOS E REVISÃO DA LITERATURA

RESUMO

Objetivo

. Relatar uma série de casos de carcinoma epidermoide no pé, descrever os fatores de risco prévios, os achados histopatológicos, o tratamento cirúrgico e os resultados funcionais e oncológicos.

Métodos:

Nove pacientes consecutivos com diagnóstico de CE na região do pé foram tratados em uma única instituição e analisados, prospectivamente com relação aos fatores de risco da doença, ao desfecho do tratamento cirúrgico e aos resultados histopatológicos, funcionais e oncológicos. Todos os pacientes apresentavam fatores de risco identificáveis.

Resultados:

O tratamento definitivo consistiu em amputação parcial (seis), amputação total (três). O escore funcional foi bom ou excelente nos pacientes sobreviventes. Fatores de risco identificáveis precocemente estão presentes na maioria dos pacientes. A biópsia na suspeita diagnóstica e o uso de princípios oncológicos evitam erros de diagnóstico e de tratamento.

Conclusão:

Em nossa série, apesar do diagnóstico tardio e do tratamento cirúrgico com amputações parciais e totais do pé, observamos bons resultados oncológicos que evitaram a disseminação sistêmica da doença e resultados funcionais esperados. Nível de Evidência V; Série de casos.

Descritores:
Carcinoma de células escamosas; Pé; Amputação; Metástase.

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br