Acessibilidade / Reportar erro

AVALIAÇÃO ORTOPÉDICA DOS QUADRIS DE RECÉM-NASCIDOS APÓS EXAME PEDIÁTRICO INICIAL ALTERADO

RESUMO

Objetivo:

Analisar e acompanhar os pacientes previamente selecionados por pediatras desde o nascimento, em busca de alterações patológicas nos quadris, naqueles considerados com exame físico inicial alterado.

Métodos:

Estudo de coorte prospectivo, iniciado nos primeiros dias de vida, em 68 quadris de 34 recém-nascidos, de um total de 1.273 nascidos vivos no ano da pesquisa, devido a alguma alteração no exame inicial do pediatra. Primeiramente, foram utilizados exame clínico e ultrassonográfico, com o método de Graf, tendo sido instituído tratamento específico naqueles que se fizeram necessários.

Resultados:

Dos 68 quadris em 34 pacientes, dois quadris em dois pacientes distintos necessitaram de intervenção com uso do suspensório de Pavlik por 8 semanas, obtendo resultado satisfatório em ambos após o término do tratamento.

Conclusão:

Apesar da baixa carga horária da Ortopedia nos cursos de medicina, podem-se observar dados condizentes com a literatura, tanto na apresentação de achados clínicos, quanto nos que se fez necessário o tratamento, de forma que se mostra necessária a realização de avaliação inicial adequada de todos os recém-nascidos, em especial naqueles que possuem fatores de risco. Nível de evidência IV, Série de casos.

Descritores:
Luxação Congênita de Quadril; Luxação do Quadril; Recém-nascidos

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br