Acessibilidade / Reportar erro

DESENVOLVIMENTO DE UM SIMULADOR ORTOPÉDICO PARA PRÁTICA DE REDUÇÃO INCRUENTA DE FRATURAS PEDIÁTRICAS DO TERÇO MÉDIO DO ANTEBRAÇO

RESUMO

No cenário atual de ensino médico existe uma tendência crescente do uso de modelos e simuladores para o treino de habilidades operacionais, principalmente na prática de técnicas ortopédicas básicas, que permite aos acadêmicos maximizarem as oportunidades de aprendizado e contribui para melhorar a qualidade de atendimento dos futuros pacientes atendidos. A simulação realística, no entanto, tem como grande limitação os altos custos.

Objetivo:

Desenvolver um simulador ortopédico de baixo custo para a prática de habilidades de redução incruenta do antebraço pediátrico no cenário pré-clínico.

Métodos:

Desenvolveu-se um modelo de braço e antebraço com fratura no terço médio, que foi avaliado por médicos ortopedistas, residentes e acadêmicos de medicina quanto à capacidade do simulador de reproduzir a redução da fratura.

Resultados:

O simulador desenvolvido teve custo significativamente inferior aos existentes na literatura. Os participantes concordaram que o modelo teve um bom desempenho e que a manipulação foi condizente com a realidade de redução de fratura incruenta do antebraço pediátrico.

Conclusão:

Os resultados levam a crer que esse modelo pode ser usado para ensinar a redução incruenta de fratura no terço médio do antebraço para residentes de ortopedia e acadêmicos de medicina. Nível de Evidência III, Estudo de Caso-Controle.

Descritores:
Treinamento por Simulação; Traumatismos do Antebraço; Redução Fechada; Educação Médica

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br