Acessibilidade / Reportar erro

TRANSFERÊNCIA DOS RAMOS DO NERVO RADIAL PARA TRATAMENTO DA LESÃO DO NERVO INTERÓSSEO ANTERIOR: ESTUDO ANATÔMICO

RESUMO

Objetivo:

Analisar a possibilidade de transferir os ramos do nervo radial (NR) destinados aos músculos braquiorradial (BR), extensor radial longo do carpo (LREC), extensor radial curto do carpo (ERCC) e supinador (SM) para reinervar o nervo interósseo anterior (NIA).

Métodos:

Estudo anatômico, no qual foram dissecados dez membros de cinco cadáveres preparados com solução de glicerina e formol a 10%.

Resultados:

A presença de apenas um ramo para o músculo BR foi registrada em sete membros e de dois ramos em três membros. Em dois membros de um tronco comum com ramo para o ERLC. Em oito membros, identificamos um ramo para o ERLC e, em dois membros, dois ramos. Identificamos apenas um ramo para o ECRB, este em seis membros, se dividia em dois ramos. Ainda, identificamos pelo menos dois ramos para o SM. Em sete membros, originou-se dos fascículos nervosos da região posterior do MN e, em três membros, dos fascículos posterolaterais.Os músculos flexores longo do polegar (FLP) e profundo dos dedos (FPD) receberam mais que um ramo do NIA em todos os membros.

Conclusão:

Os ramos do NR destinados aos músculos BR, ERLC, ECRB e SM podem ser transferidos ao NIA ou a um de seus ramos, sem tensão mesmo durante a movimentação do cotovelo. Nível de Evidência IV, Série de casos.

Descritores:
Nervo Radial; Nervo Mediano; Transferência de Nervo; Cadáver; Anatomia

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br