Acessibilidade / Reportar erro

Operacionalização e tempo dedicado pelo enfermeiro na alta hospitalar responsável

Operationalization and time dedicated by nurses in responsible hospital discharge

Operacionalización y tiempo dedicado por el enfermero en el alta hospitalaria responsable

Resumo

Objetivo

Investigar como enfermeiros de diferentes cenários de prática operacionalizam a alta hospitalar responsável, e quanto tempo eles se dedicam a este processo.

Métodos

Web Survey realizada com 71 enfermeiros de 29 hospitais do Estado de São Paulo, entre fevereiro e setembro de 2021. Quatorze atividades, validadas por especialistas em etapa anterior, embasaram a construção do questionário submetido ao pré-teste. Nele, foram solicitados dados pessoais e profissionais dos respondentes e, também, a regularidade, momento, profissionais envolvidos e tempo estimado para a condução das atividades na alta hospitalar. Para análise estatística aplicou-se medidas de tendência central e testes paramétricos e não paramétricos para comparação das variáveis.

Resultados

Os enfermeiros estavam vinculados a hospitais de ensino (n=46); públicos (n=14) e privados (n=11). Eram, majoritariamente, do sexo feminino 66(93%), com idade média de 36(DP 7,0); anos e tempo de atuação profissional de 11,8(DP 7,1) anos. Em sua maioria, desempenhava, função clínico/assistencial. Relatou-se que a maioria das atividades era realizada com regularidade nos primeiros quatro dias de internação. Agendamento de visita domiciliar, identificação de problemas pós-alta e contato telefônico (até sete dias) nunca eram executados pelos enfermeiros; 44(63,7%), 41(58,6%) e 51(71,8%), respectivamente. O tempo médio estimado para o processo representou 257,5 minutos.

Conclusão

A não implementação de forma sistemática de várias atividades e o tempo significativo demandado no processo podem nortear os gestores na revisão de protocolos relativos à alta responsável e no gerenciamento das práticas para o aprimoramento do processo.

Alta do paciente; Continuidade da assistência ao paciente; Avaliação de processos em cuidados de saúde; Carga de trabalho; Recursos humanos de enfermagem no hospital

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br