Acessibilidade / Reportar erro

Prevenção à violência sexual na adolescência: construção e validação de cartilha digital

Prevención de la violencia sexual en la adolescencia: elaboración y validación de cartilla digital

Resumo

Objetivo

Desenvolver e analisar como prova de validade de conteúdo cartilha digital para prevenção da violência sexual na adolescência.

Métodos

Estudo metodológico desenvolvido em três etapas: construção da cartilha digital a partir do modelo de Falkembach, validação do material por um comitê de especialistas por meio do Índice de Concordância (IC), considerando-o maior que 80%; e avaliação pelo público-alvo (adolescentes) a partir da aplicação do instrumento Suitability Assessment of Materials (SAM), considerando-o “Superior” entre 70% a 100%; “Adequado”, de 40 a 69%; “Inadequado”, de 0 a 39%.

Resultados

A cartilha digital foi considerada válida pelos especialistas, com o índice de concordância entre 86% e 100%; e qualificada como “Superior” pelos adolescentes com percentual de escore de 97% no instrumento SAM.

Conclusão

A cartilha foi considerada válida pelos especialistas e público-alvo, estando apta a ser utilizada como recurso tecnológico para identificar situações de violência sexual na adolescência e possibilitar a adoção de comportamentos preventivos.

Adolescente; Tecnologia educacional; Delitos sexuais; Promoção da saúde

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br