Acessibilidade / Reportar erro

Enfrentamento da pandemia de COVID-19 retratado nas Universidades Públicas Federais do Brasil

Enfrentamiento de la pandemia de COVID-19 reflejado en las universidades públicas nacionales de Brasil

Resumo

Objetivo

O presente estudo teve como objetivo identificar as medidas sanitárias adotadas pelas universidades públicas federais no contexto da pandemia da COVID-19.

Métodos

Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, exploratória e descritiva feita por meio da análise documental dos protocolos, diretrizes, portarias e cartilhas confeccionadas no âmbito universitário federal do Brasil. Quanto aos critérios de inclusão foram o documento estar disponível no site de cada universidade federal no período da coleta e a livre consulta do acervo pela internet. O período de coleta foi de março de 2020 a novembro de 2021.

Resultados

Foram encontrados 51 documentos. As universidades do Nordeste e Sudeste foram responsáveis por 46,4% das publicações totais das universidades federais do Brasil.

Conclusão

Diante das medidas adotadas pelas Instituições Federais de Ensino Superior, foi perceptível a congruência em tentar estabelecer rotinas e procedimentos padronizados que fossem capazes de controlar e minimizar a disseminação da COVID-19 dentro da universidade.

COVID-19; Infecções por coronavírus; Pandemia; Adaptação psicológica; Comportamentos relacionados com a saúde; Instituições de Ensino Superior

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br