Acessibilidade / Reportar erro
ARS (São Paulo), Volume: 12, Número: 24, Publicado: 2014
  • Livro/Acervo, Para Além do Arquivo e Arquivo Vivo: uma trilogia possível. Articles

    Arantes, Priscila

    Resumo em Português:

    Resumo Livro/Acervo, Para Além do Arquivo e Arquivo Vivo: uma trilogia possível discute as modificações no conceito de arquivo no contexto atual tomando como ponto de partida a cultura e a arte contemporânea. Analisa, ainda, três projetos curatoriais desenvolvidos no Paço das Artes que dialogam com o tema em questão.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Book /Collection, Beyond Archive and Live Archive: a possible trilogy discusses the changes in the concept of the archive in the current context, taking as its starting point the culture and contemporary art. It also analyzes three curatorial projects developed at Paço das Artes that dialogue with the topic in question.
  • Jackson Pollock e a descoberta do inconsciente na arte americana do pós-guerra. Articles

    Silva, Sara Gomes da

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo situa Jackson Pollock, uma das figuras mais importantes do Expressionismo Abstrato, no quadro do debate, caraterístico dos anos 1950 e 1960, sobre a relação entre arte e vida. Analiso, nesse contexto, os limites da crítica face a um pintor que nos deixou inúmeros testemunhos sobre o papel do inconsciente no seu processo criativo. Qual o lugar reservado pela crítica, à época, para essa via de interpretação? Procurando responder a essa questão, o artigo põe em confronto as diversas perspectivas dos críticos e relaciona-as com a reflexão de Pollock sobre si mesmo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article puts into perspective the work of Jackson Pollock, a major figure of Abstract Expressionism, in the context of the debate between art and life that characterized the 1950's and 1960's. I analyze, from this point of view, the limits of criticism as regards a painter who left us many testimonies on the role of the unconscious in the creative process. What was the place granted by art criticism, at the time, to this type of interpretation? Attempting to answer this question, the article confronts the different perspectives of the critics and relates them with Pollock's self-reflection.
  • Multisensorialidade e sinestesia: poéticas possíveis? Articles

    Leote, Rosangella

    Resumo em Português:

    Resumo Pretendo apresentar neste trabalho alguns aspectos da percepção quando esta envolve obras no uso de tecnologias emergentes, tanto para o fazer artístico, como na relação de fruição da obra. Para isto, trago conceitos de modos interativos, bem como multissensoriais, sinestésicos e pseudo sinestésicos. Observo uma problemática sobre a acepção da obra de arte, dentro desta situação poética, em especial quando ela compõe elementos lúdicos, assim como outros elementos de caráter de entretenimento. Encontro apoio para compreender esta problemática, que é de natureza transdisciplinar, em fundamentos de ordem multidisciplinar. Tento, neste discurso, apontar respostas objetivas, embora hipotéticas, uma vez que se referem a uma pesquisa em andamento. Para isto, abordo as relações entre estas figuras, sejam elas a obra, o artista e o interator. Elenco possíveis razões sistêmicas, semióticas e neurocientíficas para um tipo de aproximação entre estas partes que, desde já, coloco como imbricadas. Além disto, demonstro como certas poéticas podem encaminhar à Multisensorialidade sem envolver sinestesia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this paper, I intend to present some aspects of the human perception, while creating or perceiving art work, that involves the use of emerging technologies. To achieve this, I bring concepts through interactivies modalities, multi-sensoriality, pseudo-synesthesia and synesthetia. My paper focuses on the problem regarding the meaning of the artwork within this poetic situation, especially in the case of composing playful elements or other entertainment features. To understand this problem, that is is transdisciplinary in nature, I find support in multidisciplinary fundaments. My discourse tries to point out objective answers, although hypothetic, since it refers to an ongoing research. For this, I discuss the relationship that exists between the work, the artist and the interactor. Listing possible systemic, semiotic and neuroscientific reasons for this kind of approach between these participating entities, as I consider their relationship intertwined. Moreover, I demonstrate what certain poetic multisensoriality can refer to without involving pseudo-synesthesia.
  • Falsa interface como recurso poético na obra interativa Articles

    Sogabe, Milton Terumitsu

    Resumo em Português:

    Resumo O conceito de "falsa interface" nasce da observação e produção de instalações interativas mediadas pela tecnologia digital. A "falsa interface" não é uma interface tecnológica que permite ao público a interação com um sistema digital, mas é um recurso poético, geralmente um aparato ou objeto artesanal com o qual o público interage com a obra de arte, que é um sistema. A "falsa interface" apresenta uma relação física, uma conexão com uma interface tecnológica. O público se relaciona ludicamente com a falsa interface e a interface tecnológica passa despercebida, em segundo plano, embora seja ela que capte e envie para o sistema a atuação do público.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The concept of "false interface" is born of the observation and production of interactive installations mediated by digital technology. The "false interface" is not a technological interface that allows the public to interact with a digital system, but it is a poetic resource, generally an apparatus or craft object with which the public interacts with the artwork, which is a system. The "false interface" presents a physical relationship, a connection with the technological interface. The playfull audience relates with the false interface and technological interface goes unnoticed in the background, although it captures and send it to the system the public performance.
  • A dobra schumanniana: transitividade e intermeios. Articles

    Oliveira, Branca de; Zani, Heloisa; Zani, Amilcar

    Resumo em Português:

    RESUMO a dobra schumanniana é um concerto-instalação que consiste em performances videográfica e pianística desenvolvidas em ambiente especialmente produzido para tal finalidade. A composição videográfica é projetada simultaneamente tanto nas paredes do ambiente quanto em tela especial, envolvendo completamente um palco central, circular e elevado, onde está localizado um piano. Através de processamento digital em tempo real, as imagens da performance pianística são mescladas à projeção mapeada de um vídeo pré-editado. Este composto videográfico não só busca traduzir a consonância da multiplicidade que atravessa a obra schumanniana com o paradigma estético processual que caracteriza o mundo contemporâneo, como também alia a expressão artística da performance pianística e da videoinstalação à prática da pesquisa organizada e do estudo crítico continuamente renovado, ressaltando a atualidade das proposições arquitetadas pelos gênios da cultura, Robert e Clara Schumann, e Johannes Brahms. Desse modo, o foco de a dobra schumanniana corrobora a coetaneidade de obras poéticas distantes no tempo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT the schumannian warp is a concert-installation consisting of video and piano performances on a specific environment. The video compositions are simultaneously projected on the sidewalls, as well on a special screen, which involves a circular stage where the piano is placed. Through digital processing in real time, the images of the musical performance are merged to a pre-edited video mapped projection. Not only to render the consonance of multiplicities of Schumann's work with the procedural esthetic paradigm that characterizes the contemporary world, this video composite combines the artistic expression of piano and video performances with the practice of organized research and critic studies continuously renewed, enhancing the contemporaneity of propositions created by the culture geniuses Robert and Clara Schumann, and Johannes Brahms. Thereby, the schumannian warp confirms the modernity of poetic works distant in time.
  • A retórica procedimental como agente de articulação entre identidade e alteridade. Articles

    Tavares, Monica

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo é examinar como a retórica procedimental fundamenta processos dialéticos de corporificação-descorporificação, mantenedores das trocas sucessivas entre seft e other. Em primeiro lugar, exporemos a noção de retórica procedimental, entendida como técnica de argumentação e persuasão, estabelecida com base em sistemas computacionais. Em segundo lugar, analisaremos como a dialética entre corporificação e descorporificação firma-se como aspecto central de influência na construção do sentido de self e other. Em terceiro lugar, discutiremos como a noção de interface pode ser considerada como mapas procedimentais e computacionais que, sedutora e ideologicamente, induzem os comportamentos dos receptores. Por fim, apresentaremos a obra Alter Ego, de Alexa Wright & Alf Linney, como exemplo de trabalho que, de modo crítico e reflexivo, discute o que está na base das experiências de corporificação e descorporificação e como essas experiências potencializam trocas sucessivas entre identidade e alteridade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article has as purpose to verify how procedural rhetoric serves as a basis for the dialectic of embodiment-disembodiment processes, which is responsible for the successive exchanges between the self and the other. Firstly, it presents the notion of procedural rhetoric, understood as an argumentation and persuasion technique established on the basis of computing systems. Secondly, it examines how the dialectic of embodiment-disembodiment becomes important source of influence for the construction of the meaning of self and other. Thirdly, it discusses how the notion of interface can be considered as procedural and computational maps, which seductively and ideologically influence the behavior of the receivers. Finally, it introduces Alter Ego, by Alexa Wright & Alf Linney, as an example of work, which in a critical and reflexive way discusses the elements that form the embodiment-disembodiment experiences and explains how such experiences increase the number of successive exchanges between identity and alterity.
  • Cinema, ciência e percepção. Articles

    Barreto, Márcio

    Resumo em Português:

    Resumo O cinema invoca a questão dos limites da percepção humana, pois modula o tempo em imagens tão reais quanto artificiais, revelando algo mais próximo de uma nova dimensão da realidade do que de sua representação. No início do século XX, a ciência modifica o real percebido através das lentes dos microscópios e das teorias da física moderna; o parentesco entre cinema e ciência está principalmente naquilo que excede o campo perceptivo e é explorado neste artigo para mostrar como a tensão entre o caráter estático da fotografia e a fluidez fugitiva do tempo revela a ciência sem seus estereótipos habituais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The question of the limits of human perception is invoked by cinema: time is modulated on images, approaching of what we might call a new dimension of reality. At the early twentieth century, science changes the perceived reality through the lenses of microscopes and through theories of modern physics; the relationship between cinema and science seems most to be on exceeding the perceptive field and it is explored in this article show how the tension between the static nature of photography and the fugitive fluidity of time reveals science without its customary stereotypes.
  • Conversa com Nelson Felix. Articles

    Costa, Lucas

    Resumo em Português:

    Resumo Entrevista realizada com o artista carioca Nelson Felix (1954), para a pesquisa de mestrado de Lucas Costa, sobre processos instáveis em arte. Nesta conversa, o artista comenta os elementos que constituem uma certa tensão em seu trabalho e da dificuldade em definir essas sensações, que são disparadas no processo criativo e inseridas no trabalho de maneira intrincada. Neste contexto, Nelson Felix se aproxima de uma tradição artística, justamente para refletir sobre a produção contemporânea e sua própria atuação no circuito. No sentido amplo, a conversa gira em torno da atividade artística, sobre a potência de um pensamento cultural.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Interview with the plastic artist Felix Nelson (Rio de Janeiro, 1954), for the master research of Lucas Costa about the unsteady processes in art. In this conversation, the artist talks about the elements that constitute a certain tension in his work and the difficulty in defining these sensations that are triggered in the creative process and intricate in a way in his work. In this context, Nelson Felix approach an artistic tradition, precisely because of the reflection on contemporary art and his own performance in the circuit. In the broadest sense, the conversation goes around the artistic activity and the power of the cultural thinking.
  • Documento sem título Articles

Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo Depto. De Artes Plásticas / ARS, Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, 05508-900 - São Paulo - SP, Tel. (11) 3091-4430 / Fax. (11) 3091-4323 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ars@usp.br