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Tendências e concepções de educação ambiental das ações cadastradas no SisEA/MS e realizadas em Ladário/MS

Resumo

Esta investigação busca analisar as concepções de Educação Ambiental (EA) nas propostas cadastradas no Sistema Estadual de Informação em Educação Ambiental de Mato Grosso do Sul (SisEA/MS), realizadas no município de Ladário, Estado de Mato Grosso do Sul, Brasil. A pesquisa de abordagem quanti-qualitativa trata da análise documental de 27 propostas. O caráter quantitativo envolveu a avaliação dos indicadores: situação das propostas, tipo de ação, temáticas e público-alvo. A abordagem qualitativa se deu pela Análise do Discurso (AD), evidenciando as concepções em EA. A vertente conservadora foi predominante nas ações, com vista a uma mudança comportamental do indivíduo, desconsiderando a dimensão sociopolítica. As inferências trazidas aqui mostram caminhos para a superação de práticas que seguem tendências conservadoras da EA, na busca de práticas que busquem a transformação da realidade. É preciso (re) pensar os procedimentos metodológicos das ações, considerando os fundamentos teóricos, temas e público-alvo para uma EA crítica e transformadora.

Palavras-chave:
Crítica; Educação Ambiental Conservadora; Análise do Discurso

ANPPAS - Revista Ambiente e Sociedade Anppas / Revista Ambiente e Sociedade - São Paulo - SP - Brazil
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