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A expansão desigual das engenharias na educação superior brasileira (2011 – 2017)

La expansión desigual de las ingenierías en la educación superior brasileña (2011-2017)

Resumo:

Análise da expansão das engenharias na educação superior brasileira. Entre 2011 e 2017, a engenharia esteve entre as áreas com maior expansão de concluintes na educação superior brasileira. Este trabalho investiga se esse processo de expansão levou a uma maior ou menor concentração de concluintes entre suas habilitações. A partir do Censo da Educação Superior, de 2011 a 2017, a análise mostrou que as engenharias se expandiram de forma desigual. Identificou-se que apenas duas habilitações no setor privado foram responsáveis por 60,1% da expansão das engenharias. No setor público, a expansão foi menor e ocorreu de forma equilibrada entre as habilitações. A análise no nível das habilitações revelou que o crescimento ocorreu a partir de duas dinâmicas: concentração de concluintes em poucas habilitações no setor privado (isomorfismo) e maior diferenciação institucional entre públicas e privadas (diferenciação).

Palavras-chave:
engenharias; educação superior; isomorfismo

Publicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO). Rodovia Raposo Tavares, km. 92,5, CEP 18023-000 Sorocaba - São Paulo, Fone: (55 15) 2101-7016 , Fax : (55 15) 2101-7112 - Sorocaba - SP - Brazil
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