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Conversas e ‘vozes’ nas narrativas de crianças de 5 a 8 anos falantes de francês

RESUMO

De acordo com Bakhtin, o dialogismo polifônico, um princípio geral para que haja um avanço de conhecimento, é bem representado no romance literário e mais comumente em narrativas, nas quais diferentes “vozes” podem ser expressas. Assim, neste artigo analisamos narrativas baseadas em imagens e construídas por trinta crianças, entre 5 e 8 anos de idade, falantes de francês, narrativas essas produzidas antes e depois de uma conversa sobre as causas dos eventos. As análises tiveram como foco a habilidade das crianças de fazer diferentes vozes serem ouvidas, particularmente as vozes dos personagens, as quais as crianças fizeram ser ouvidas não apenas por meio do discurso direto e indireto, mas também por meio de expressões dos seus estados interiores, como crenças, intenções e sentimentos. Os resultados mostram tanto um desenvolvimento da habilidade das crianças de fazer com que essas vozes sejam ouvidas em suas narrativas, quanto um papel facilitador da troca conversacional em suas expressões. Argumentamos que esses resultados dão suporte para se considerar o lugar central que o diálogo ocupa no panorama geral da abordagem bakhtiniana.

PALAVRAS-CHAVE:
Narrativas orais; Vozes; Aquisição; Dialogismo; Conversa

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