Acessibilidade / Reportar erro

A articulação de contextos curriculares e o uso de tecnologias digitais na construção de uma plataforma de Ciência Aberta

RESUMO

O artigo1 1 O presente artigo é resultado da pesquisa “Metodologias ativas na pós-graduação: outros contextos no ensino, na pesquisa e na extensão”, realizada no período de 2022 a 2023, financiada pelo Programa de Incentivo à Pesquisa Aplicada à Docência (PIPAD) da PUC-SP, edital 11.929/2022. relata uma experiência inacabada de pesquisa aplicada à docência, envolvendo articulação de diferentes disciplinas e contextos curriculares dentro de um programa de pós-graduação em literatura e crítica literária. Por meio do uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem e tecnologias digitais de informação e comunicação, buscamos pôr alguns dilemas constitutivos dos estudos literários em diálogo com noções e práticas da ciência aberta. Ao longo desse processo, formulamos as bases para construir uma plataforma digital que reunisse a produção das atividades de pesquisa desenvolvidas no contexto das disciplinas e a tornasse acessível para públicos e territórios socioculturais com os quais elas conversam. Promovendo o impacto social das pesquisas do programa, essa iniciativa suscita, enfim, um questionamento acerca dos modos de articulação entre contextos acadêmicos e sociais heterogêneos, tanto no interior da sala de aula conectada a outros ambientes quanto nas produções científicas abertas, acessíveis para diferentes públicos.

PALAVRAS-CHAVE:
Literatura e sociedade; Metodologias ativas; Ciência aberta; Contextos curriculares

LAEL/PUC-SP (Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) Rua Monte Alegre, 984 , 05014-901 São Paulo - SP, Tel.: (55 11) 3258-4383 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: bakhtinianarevista@gmail.com