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Sentimento do Investidor e Gerenciamento de Resultados: Evidências sobre o uso de accruals discricionários para atingir benchmarks de lucros

RESUMO

Este trabalho investiga se o sentimento do investidor exerce influência sobre o gerenciamento de resultados, especificamente na utilização de accruals discricionários para superar benchmarks pré-definidos. Foram analisadas empresas não financeiras listadas na B3 (Brasil, Bolsa e Balcão) durante o período de 2010 a 2017. Utilizou-se estimação de painel em GMM (Generalized Method of Moments) para analisar a relação geral entre sentimento do investidor e gerenciamento de resultados e regressões logística para averiguar se o sentimento alto aumenta a probabilidade de ocorrer gerenciamento em casos específicos. Como resultado, não foi possível concluir que o sentimento do investidor exerce influência sobre o gerenciamento de resultados em sua forma geral, entretanto observou-se uma maior probabilidade da utilização de gerenciamento de resultados para superar resultados de períodos anteriores quando o sentimento é pessimista. Esses resultados mostraram-se robustos à utilização de diferentes periodicidades para o índice de sentimento e diferentes formas de estimação dos accruals discricionários.

PALAVRAS-CHAVE:
Finanças Comportamentais; Sentimento do Investidor; Gerenciamento de Resultados; Benchmarks de Lucros

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