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BBR. Brazilian Business Review, Volume: 19, Número: 5, Publicado: 2022
  • PIOTROSKI, GRAHAM E GREENBLATT: UMA ABORDAGEM EMPíRICA DO VALUE INVESTING NO MERCADO ACIONÁRIO BRASILEIRO Artigo

    Domingues, Carlos Henrique Souza; Aronne, Alexandre; Pereira, Francisco; Magalhães, Frank

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, modelos de precificação de ativos multifatoriais são usados para avaliar e comparar o desempenho - por meio da análise do alfa de Jensen - de três carteiras de ações construídas de acordo com as estratégias de value investing propostas por Joseph Piotroski, Benjamin Graham e Joel Greenblatt. Para a construção das três carteiras, foram utilizados dados econômico-financeiros do período de janeiro de 2006 até dezembro de 2019 de uma amostra com 598 ações listadas na bolsa brasileira. Os parâmetros de um modelo de cinco fatores - uma versão estendida do modelo de quatro fatores de Carhart com a inclusão de um fator de iliquidez - são estimados para cada uma das três carteiras. Os resultados da regressão indicam que as três estratégias geraram alfa de Jensen positivo e estatisticamente significativo com a especificação de cinco fatores e outras variações. No entanto, os retornos excedentes estimados de acordo com as diversas especificações variam substancialmente. A especificação do Capital Asset Pricing Model (CAPM) parece subestimar o alfa de Jensen quando comparada a outras especificações que fornecem maior poder explicativo (R2Ajustado).

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this paper, multifactor asset pricing models are used to assess and compare the performance - through the analysis of Jensen’s alpha - of three equity portfolios constructed according to the value investing strategies proposed by Joseph Piotroski, Benjamin Graham, and Joel Greenblatt. Three portfolios are constructed according to the methodologies developed by each author, using financial and accounting data from a sample of 598 stocks traded in the Brazilian stock exchange during the period Jan/2006-Dec/2019. Parameters of a five-factor model - an extended version of Carhart’s four factor model with the inclusion of an illiquidity factor - are estimated for each of the three portfolios. Regression results indicate that the three strategies have generated positive and statistically significant Jensen’s alpha in the five-factor model setting and other variations. However, the excess returns estimated according to different specifications vary substantially. The Capital Asset Pricing Model specification seems to underestimate Jensen’s alpha when compared to other specifications that provide higher explanatory power (adjusted R2).
  • Evento Cisne Negro e a Volatilidade do Mercado de Ações Resposta a Choques em Mercados Desenvolvidos, Emergentes, Fronteiriços e BRIC: Lições da Pandemia do COVID-19 Artigo

    Bhattacharjee, Nayanjyoti; De, Anupam

    Resumo em Português:

    RESUMO Estuda-se o impacto dos choques (fluxo de notícias) na volatilidade do mercado de ações nas diferentes regiões econômicas, nomeadamente os mercados de ações desenvolvidos, emergentes, de fronteira e BRIC durante a pandemia de COVID-19, um ‘Evento Cisne Negro’. Os retornos diários dos índices MSCI relevantes a partir de 30 de janeiro 2020 a 30 de outubro de 2020 são examinados usando a Curva de Impacto de Notícias do modelo EGARCH para obter uma perspectiva sobre o comportamento da volatilidade nos mercados de ações nos mercados de ações desenvolvidos, emergentes, de fronteira e BRIC. Evidências sugerem que os mercados desenvolvidos no Pacífico e na Europa, os BRICs, os mercados emergentes na Ásia, Europa, América Latina e os mercados de fronteira na Ásia foram associados à resposta de volatilidade assimétrica a choques. Além disso, os mercados desenvolvidos na América do Norte e os mercados fronteiriços na África foram associados a uma resposta de volatilidade simétrica. Observa-se que a resposta da volatilidade a choques em diferentes regiões não é uniforme e varia de acordo com o tamanho e sinal do choque. As descobertas do estudo fornecem insights para os investidores e acadêmicos na compreensão do comportamento da volatilidade globalmente durante um Evento Cisne Negro e fornecem informações críticas nas decisões globais de portfólio.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT We study the impact of shocks (news flow) on stock market volatility in different economic regions, namely the developed, emerging, frontier, and BRIC stock markets during the COVID-19 pandemic, which was a‘Black Swan Event’. The daily returns of relevant MSCI indices from January 30, 2020 to October 30, 2020 are examined using the EGARCH model’s News Impact Curve to gain a perspective on the volatility behaviour in stock markets in the developed, emerging, frontier, and BRIC countries' stock markets. Evidence suggests that the developed markets in the Pacific and Europe, the BRIC countries, the emerging markets in Asia, Europe, and Latin America and the frontier markets in Asia were associated with asymmetric volatility response to shocks. Further, the developed markets in North America, and the frontier markets in Africa were associated with a symmetric volatility response. We observe that the volatility response to shocks in different regions is not uniform and varies according to the size and sign of the shock. The findings of the study provide insights to the investors and the academics in understanding the behaviour of volatility globally during a Black Swan Event, and provides critical inputs in global portfolio decisions.
  • Julgamento dos Consumidores Acerca da Prática do Greenwashing: Desenvolvimento e Validação de Escala Artigo

    Andreoli, Tais Pasquotto; Costa, Esdras da Silva; Prearo, Leandro Campi

    Resumo em Português:

    RESUMO O trabalho teve como objetivo desenvolver e validar uma escala para mensuração do julgamento dos consumidores acerca da prática de greenwashing. Para tanto, foi adotada como procedimento metodológico uma pesquisa quantitativa, realizada por meio de técnica estatística caracterizada como análise multivariada. Sendo assim, em um primeiro momento, foram levantados e analisados estudos teóricos e relatórios que versassem sobre a caracterização e/ou identificação do greenwashing, o que permitiu a adoção de seis principais dimensões as quais se evidenciaram de maneira comum. A partir dessas dimensões, foram elaboradas algumas assertivas, que foram revisadas perante um júri de especialistas, validando o instrumento de coleta de dados. Com isso feito, foram realizados dois levantamentos quantitativos (surveys) sequenciais: o primeiro com 381 respondentes, o que permitiu a execução da análise fatorial exploratória, e o segundo com 156 participantes, possibilitando a rodada de análise fatorial confirmatória por meio da técnica de modelagem de equações estruturais. Como contribuição, conseguiu-se um modelo final satisfatório composto por 13 assertivas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aimed to develop and validate a scale to measure consumer judgment about the practice of greenwashing. For this, quantitative research was adopted as methodological procedure, which was conducted through a statistical technique characterized as multivariate analysis. Thus, in a first step, theoretical studies and reports on the characterization and/or identification of greenwashing were surveyed and analyzed, which allowed for the adoption of six main dimensions that were evidenced in a common manner. From these dimensions, some assertions were elaborated and reviewed by a jury of experts, validating the data collection instrument. With this done, two sequential quantitative surveys were conducted: the first with 381 respondents, which allowed the exploratory factor analysis to be performed, and the second with 156 participants, enabling the confirmatory factor analysis to be performed using the structural equation modeling technique. As a contribution, a satisfactory final model composed of 13 assertions was obtained.
  • Entendendo as intenções dos brasileiros de consumir moda sustentável Artigo

    Floriano, Mikaela Daiane Prestes; Matos, Celso Augusto de

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo verificou os determinantes que influenciam o comportamento de consumidores de moda sustentável, incorporando à Teoria do Comportamento Planejado os fatores: obrigação moral, consciência das consequências e o comportamento anterior de compra sustentável. Para isso, realizou-se uma survey com consumidores brasileiros de moda sustentável, e um total de 179 respostas foi analisado por meio da Modelagem de Equações Estruturais de Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM). Os resultados indicaram que a obrigação moral e a consciência das consequências impactaram a atitude comportamental dos consumidores de moda sustentável. Outrossim, dos três componentes da TPB, apenas a atitude e o controle comportamental percebido influenciaram a intenção de compra. Finalmente, verificou-se que o consumo real de moda sustentável é explicado pela intenção e pelo comportamento de compra anterior, sendo que a variável idade moderou a relação entre intenção e o consumo de moda. Este estudo fornece aos profissionais de marketing informações abrangentes sobre os determinantes psicológicos, sociais, culturais e demográficos do comportamento de compra desses produtos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study analyzed the determinants of sustainable fashion purchasing behavior, incorporating the following factors into the Theory of Planned Behavior: moral obligation, awareness of consequences, and previous sustainable purchasing behavior. A survey was carried out with Brazilian consumers of sustainable fashion, and a total of 179 responses were analyzed using Partial Least Squares Structural Equation Modeling (PLS-SEM). The results indicated that ‘moral obligation’ and ‘awareness of consequences’ had an impact on the behavioral attitude of sustainable fashion consumers. Furthermore, of the three TPB components, only attitude and ‘perceived behavioral control’ influenced the purchase intention. Finally, it was found that the actual consumption of sustainable fashion could be explained by the intention and the previous purchase behavior; also, age had a moderating influence on the relationship between the intention and the consumption of fashion. Therefore, this study provides marketers with comprehensive information about the psychological, social, cultural, and demographic determinants of sustainable fashion purchasing behavior.
  • MICROEMPREENDEDORES INDIVIDUAIS QUE QUEREM CRESCER ESTÃO ALERTA A OPORTUNIDADES? Artigo

    Cenci, Jaci José; Machado, Hilka Pelizza Vier; Carvalho, Carlos Eduardo

    Resumo em Português:

    Resumo A pesquisa tem como objetivo identificar a relação entre intenções de crescimento e alerta empreendedor junto a microempreendedores individuais (MEI). Como objetivos específicos, a pesquisa procurou testar a multidimensionalidade do constructo alerta empreendedor e, verificar se há relação entre intenções de crescimento em todas as dimensões do alerta. A pesquisa é do tipo survey, realizada junto a 134 MEI e teste de hipóteses sobre a multidimensionalidade do constructo alerta, que foi corroborada e outra sobre a relação intenção de crescimento e alerta empreendedor, a qual foi em parte corroborada. A pesquisa apresenta uma contribuição original para o estudo do crescimento de micro empreendimentos individuais, uma categoria de empreendimentos crescente no Brasil. Além disso, o estudo apresenta uma contribuição teórica para estudos de crescimento de pequenas empresas, bem como para o estudo do tema oportunidades empreendedoras, evidenciando a relação existente entre intenções de crescimento e uma dimensão do alerta empreendedor.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this paper is to identify the relationship between growth intentions and entrepreneurial alertness of individual microentrepreneurs (abbreviated as MEIs). The specific objectives are to test the multidimensionality of the construct entrepreneurial alertness and to verify whether there is a relationship between growth intentions and all other dimensions of alertness. The research method employed was a survey, which was carried out with 134 MEIs, and hypothesis testing on the multidimensionality of the construct alertness, which had empirical support, and on the relationship between growth intentions and entrepreneurial alertness, which was only partially supported by the empirical analysis. This research presents an original contribution to studies on the growth of microenterprises, a growing entrepreneurial category in Brazil. In addition, the present study presents a theoretical contribution to studies on the growth of small-sized businesses, as well as on entrepreneurial opportunities, emphasizing the existing relationship between growth intention and one dimension of entrepreneurial alertness.
  • “E se a Pessoa Tomar a Vacina e Virar um Jacaré?”: Um Estudo do Efeito da Polarização Ideológica na Intenção de Compra Artigo

    Mesquita, Eduardo; Lopes, Evandro Luiz; Herrero, Eliane

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste estudo é identificar o efeito da polarização ideológica na geração de ódio e na intenção de compra (IC) em relação a uma marca. Por meio de um survey, no qual 206 participantes foram estimulados(as) a pensar que uma marca relevante para suas vidas estaria financiando um candidato político totalmente antagônico a suas crenças pessoais, identificamos a ideologia política declarada e mensuramos o ódio decorrente dessa situação, além do perfil regulatório (preventivo versus promocional) e a IC em relação à marca alvo. Os resultados evidenciaram a relação entre a polarização ideológica do participante (direita ou esquerda) e a IC. Identificamos, ainda, que o envolvimento e o ódio à marca - gerado por um posicionamento ideológico incongruente entre a marca e o respondente - medeiam a relação entre a autocongruência e a IC. Além disso, o perfil regulatório moderou o efeito das relações entre o envolvimento e ódio e a IC.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this study, the main objective is to identify the effect of ideological polarization on the generation of both hate and purchase intent (PI), in relation to a brand. A survey encouraged 206 participants to think that a significant brand would support a political candidate antagonistic to their personal beliefs. We identified the political ideology declared and then measured the hatred generated in this situation, in addition to the regulatory focus (preventive versus promotional), and PI in relation to the brand. The results showed the relationship between the participant’s ideological polarization (right-wing or left-wing) and the PI. We also identified that involvement and brand hate - as generated by a non-congruent positioning between the brand and the ideological respondent - ​​mediated the relationship between self-congruence and PI. Additionally, regulatory focus moderated the effects of the relationships among involvement and brand hate and the PI.
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