Acessibilidade / Reportar erro

O posicionamento de nomes de ruas em mapas referenciados egocentricamente: avaliação do tempo de leitura

Resumo:

O principal objetivo desta pesquisa é avaliar o tempo de leitura de nomes de vias em mapas dinâmicos referenciados egocentricamente para sistemas de navegação e guias de rotas em automóvel. Foram considerados dois padrões diferentes de rede viária (regular ou não regular) e as tarefas de leitura foram planejadas para encontrar e ler nomes de vias em dois segmentos de rota diferentes (onde o motorista estava ou onde o motorista teria que manobrar). Considerando um padrão de rede viária irregular, para a tarefa de encontrar e ler o nome de uma via onde o motorista manobraria, os nomes das vias alinhados horizontalmente e próximos à via foram lidos significativamente mais rápido do que os nomes das vias posicionados ao longo da rota. Nomes de vias posicionados obliquamente exigem mais tempo de leitura do que nomes de vias alinhados horizontalmente. Os mapas dinâmicos referenciados egocentricamente deveriam apresentar nomes de vias alinhados horizontalmente e próximos à rota para o segmento relacionado ao qual o motorista irá manobrar, para ambos os padrões de rede viária. Além disso, os nomes das vias deveriam ser posicionados próximo do símbolo do automóvel.

Palavras-chave:
Sistema de navegação e guia de rota em automóvel; projeto cartográfico; mapa egocêntrico; posicionamento de texto; leitura de mapa

Universidade Federal do Paraná Centro Politécnico, Jardim das Américas, 81531-990 Curitiba - Paraná - Brasil, Tel./Fax: (55 41) 3361-3637 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: bcg_editor@ufpr.br