Acessibilidade / Reportar erro

Ecologia de ecossistemas das bacias hidrográficas dos rios Itaqueri e Lobo e da represa Lobo/Broa (Itirapina, SP): “um novo vinho para um antigo recipiente”

Resumo

Neste trabalho os autores apresentam a ecologia de sistemas aplicada às bacias hidrográficas dos rios Itaqueri e Lobo e Represa da UHE Carlos Botelho (Lobo/Broa), Itirapina, SP Brasil. Esta é uma nova abordagem a um ecossistema em estudo desde 1971. O modelo de organização hierárquica, é demonstrado bem como são discutidas as respostas das comunidades biologicas e dos ciclos biogeoquímicos ao clima e impactos diversos. A relação entre a hidrodinâmica do ecossistema represa, e os ciclos biogeoquímicos é discutida. A resposta resiliente do reservatório e da comunidade biológica aos eventos climáticos e outros impactos – usos do solo, por exemplo- é discutida e a teoria do “tipping point” é apresentada. Os serviços ecossistêmicos e seus valores para a bacia hidrográfica e a represas são descritos. A relação ecologia/economia é destacada com uma nova proposta.

Palavras-chave:
ecologia de ecossistemas; bacias hidrográficas; represas; economia; clima; serviços de ecossistemas; “tipping point

Instituto Internacional de Ecologia R. Bento Carlos, 750, 13560-660 São Carlos SP - Brasil, Tel. e Fax: (55 16) 3362-5400 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: bjb@bjb.com.br