Acessibilidade / Reportar erro

Uma visão sobre o genoma completo do cloroplasto de Gomphocarpus siniacus e Duvalia velutina, Asclepiadoideae (Apocynaceae)

Resumo

Estudamos o genoma completo do cloroplasto de Gomphocarpus siniacus e Duvalia velutina da subfamília Asclepiadoideae. Em razão de sua importância medicinal e distribuição em todo o mundo, o seu interesse tornou-se elevado. Neste estudo, analisamos os genomas completos de cloroplastos de G. siniacus e D. velutina usando a tecnologia de sequenciamento Illumina. As sequências foram comparadas com as demais espécies da família Apocynaceae. O genoma completo de G. siniacus tem 162.570 pb, enquanto D. velutina tem 154.478 pb de comprimento. Ambos os genomas consistem em 119 genes e codificam 31 genes de tRNA e 8 genes de rRNA. Estudos comparativos dos dois genomas mostraram variações nos marcadores SSR em que G. siniacus possui 223, enquanto D. velutina possui 186. Isso poderia ser usado para código de barras para facilitar a identificação das espécies. A análise filogenética, por outro lado, reafirma a posição tribal de G. siniacus em Asclepiadeae e D. velutina em Ceropegieae. Esses achados poderão ser utilizados em pesquisas posteriores de identificação de angiospermas, engenharia genética, genômica de ervas e estudos filogenômicos da família Apocynaceae.

Palavras-chave:
genômica de cloroplastos; Duvalia velutina; evolução; Gomphocarpus siniacus; árvore filogenética

Instituto Internacional de Ecologia R. Bento Carlos, 750, 13560-660 São Carlos SP - Brasil, Tel. e Fax: (55 16) 3362-5400 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: bjb@bjb.com.br