Acessibilidade / Reportar erro

Qual é a eficácia do beta-glucano no tratamento da otite média aguda?* Peer Review under the responsibility of Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.

Resumo

Introdução:

Como suplemento, o beta-glucano apresenta vários efeitos terapêuticos gerados pelas células imunológicas. Cientificamente aprovado, mostrou ser um modificador de defesa biológica.

Objetivo:

Investigar os efeitos do beta-glucano nos tratamentos administrados em um modelo de otite média aguda induzida em um modeloanimal. A eficácia foi avaliada imunológica e histologicamente.

Método:

A amostra do estudo foi composta por 35 ratos adultos, divididos aleatoriamente em 5 grupos de 7: grupo 1 (controle), grupo 2 (otite média aguda, sem tratamento), grupo 3 (otite média aguda + antibiótico), grupo 4 (otite média aguda + beta-glucano) e grupo 5 (otite média aguda + beta-glucano + antibiótico). Foram feitas análises dos resultados dos exames histopatológicos e imunológicos em relação ao espessamento da membrana timpânica, dano ao epitélio, inflamação e esclerose. Os níveis séricos de TNF-α, IL-4, IL-6 e IL-β foram avaliados em todos os grupos.

Resultados:

Todos os níveis séricos de citocinas foram significativamente mais baixos nos grupos tratados com beta-glucano e antibióticos em comparação com o grupo otite média aguda. Diferenças significativas na espessura da membrana timpânica, inflamação, dano do epitélio e esclerose foram observadas entre os grupos otite média aguda + antibiótico e otite média aguda + beta-glucano. De acordo com esses parâmetros, os valores no grupo otite média aguda + antibiótico + beta-glucano foram acentuadamente inferiores aos dos demais grupos. Houve uma diferença significante no grupo otite média aguda + antibiótico + beta-glucano em comparação ao grupo otite média aguda (p < 0,001).

Conclusão:

Ambos os tratamentos com antibiótico e com beta-glucano reduziram os sinais de inflamação da otite média aguda em um modelo de rato com otite média aguda induzida, diminuíram os danos histológicos e os níveis de citocinas. A administração concomitante de antibiótico e beta-glucano levou a uma redução significativa na espessura da membrana timpânica, inflamação e danos ao epitélio. O tratamento com antibióticos + beta-glucano resultou em maior diminuição na espessura da membrana timpânica, inflamação e danos no epitélio do que nos outros grupos. A partir desses resultados, pode-se sugerir que o beta-glucano, em combinação com antibióticos, pode fornecer uma opção para o tratamento da otite média aguda.

PALAVRAS-CHAVE
Beta-glucano; Otite média aguda; Exame histológico; Citocinas; Ratos

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br