Acessibilidade / Reportar erro

Respostas emergentes e distintas do teste do impulso cefálico por vídeo em idosos com sintomas vestibulares Como citar este artigo: Ayas M, AlAmadi A. Emerging and distinct video head impulse test responses in elderly with vestibular symptoms. Braz J Otorhinolaryngol. 2022;88:S18-S23.

Resumo

Introdução

Estima‐se que a tontura seja o sintoma mais comum na população idosa. O teste do impulso cefálico por vídeo, VHIT (do inglês Video Head Impulse Test), permite que os médicos avaliem a função vestibular em idosos, durante os estágios iniciais dos sintomas vestibulares. As inferências das respostas do VHIT tradicionalmente tem sido baixo ganho de reflexo vestíbulo‐ocular ou ganho normal do reflexo vestíbulo‐ocular. Entretanto, a possibilidade de uma terceira e nova variante de ganho do reflexo vestíbulo‐ocular ainda não foi explorada clinicamente.

Objetivos

Determinar e relatar padrões distintos de ganho do reflexo vestíbulo‐ocular com VHIT em idosos sintomáticos com sintomas vestibulares.

Método

Estudo transversal retrospectivo feito em um grupo de idosos com mais de 70 anos. Esses indivíduos foram submetidos ao VHIT durante a fase sintomática. Um valor de ganho do reflexo vestíbulo‐ocular entre 0,80 a 01,20 (plano horizontal) foi considerado normal. O ganho acima e abaixo dessa faixa de corte foi considerado anormal.

Resultados

Foram avaliados para a resposta do VHIT 39 idosos (15 homens e 24 mulheres) com média de 74,71 anos. O ganho do reflexo vestíbulo‐ocular obtido foi categorizado em três padrões: (i) ganho de reflexo vestíbulo‐ocular normal, (ii) ganho de reflexo vestíbulo‐ocular reduzido e (iii) ganho de reflexo vestíbulo‐ocular aumentado. O ganho médio do reflexo vestíbulo‐ocular para ambos os canais horizontais esquerdo e direito variou significativamente entre os três grupos (p < 0,05). Nenhum efeito significante da idade e ganho do reflexo vestíbulo‐ocular foi observado, embora o ganho do reflexo vestíbulo‐ocular fosse maior na idade de 80 anos e acima (p > 0,05).

Conclusão

Indivíduos idosos com tontura podem apresentar respostas variáveis com o ganho do reflexo vestíbulo‐ocular durante o período sintomático. O terceiro tipo de respostas hiperativas do reflexo vestíbulo‐ocular que emergiram do estudo atual foi indicador potencial de mudanças na dinâmica dos fluidos na orelha interna. Essas respostas precisam ser mais exploradas, pois podem estar relacionadas a novos marcadores clínicos para distúrbios vestibulares periféricos e centrais.

Palavras‐chave
Teste de impulso cefálico por vídeo; Tontura; Idoso; Reflexo vestíbulo‐ocular

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br