Acessibilidade / Reportar erro

Valores normativos para o índice de desvantagem vocal no canto - revisão sistemática e metanálise

Resumo

Introdução

Não há protocolos diagnósticos oficiais para avaliação de voz no canto. Neste estudo baseado em uma revisão de literatura, são fornecidos padrões para o índice de desvantagem vocal no canto exclusivamente dedicado a distúrbios vocais no canto.

Objetivo

Determinar os valores normativos para o índice de desvantagem vocal no canto.

Método

O estudo é uma revisão sistemática com metanálise. Uma busca sistemática da literatura foi feito no PubMed para acessar bancos de dados relevantes e para localizar estudos de desfecho. Os critérios de inclusão foram: estudos escritos em inglês, artigos originais e estudos em seres humanos, retrospectivos e prospectivos, estudos transversais e de caso-controle.

Resultados

Oito artigos foram incluídos na análise final. O valor normativo para o índice de desvantagem vocal no canto foi de 20,35 com intervalo de confiança de 10,6 a 30,1 em um grupo de 729 indivíduos saudáveis cujas vozes foram consideradas normais, de 16 a 64 anos.

Conclusões

O valor normativo médio do índice de desvantagem vocal no canto foi de 20,35 com intervalo de confiança entre 10,6 e 30,1.

Palavras-chave
IDVC; Cantores; Vozes normais; Metanálise

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br