Acessibilidade / Reportar erro

Estudo clínico randomizado da eficácia da prótese auditiva associada ao extrato de Ginkgo biloba (EGb 761) na melhoria do zumbido Como citar este artigo: Radunz CL, Okuyama CE, Branco-Barreiro FC, Pereira RM, Diniz SN. Clinical randomized trial study of hearing aids effectiveness in association with Ginkgo biloba extract (EGb 761) on tinnitus improvement. Braz J Otorhinolaryngol. 2020;86:734–42.

Resumo

Introdução:

O zumbido é definido como a percepção de um som sem a sua presença real no ambiente e tem sido objeto de um grande número de estudos, especialmente devido às suas consequências na qualidade de vida do paciente.

Objetivo:

Investigar o efeito de próteses auditivas e/ou extrato de Ginkgo biloba EGb 761 sobre o zumbido em pacientes com perda auditiva.

Método:

Ensaio clínico randomizado controlado, paralelo, duplo-cego, com três braços. Trinta e três indivíduos adultos foram divididos em três grupos: Grupo 1 - indivíduos submetidos à terapia medicamentosa com extrato de Ginkgo biloba EGb 761; Grupo 2 - indivíduos equipados com próteses auditivas digitais; Grupo 3 - indivíduos submetidos à terapia medicamentosa com extrato de Ginkgo biloba EGb 761 e próteses auditivas. O Tinnitus handicap inventory e a escala visual analógica foram usados para avaliar a autopercepção de intensidade e da gravidade do zumbido antes do tratamento e 90 dias após o tratamento.

Resultados:

Este estudo demonstrou uma correlação significante entre o Tinnitus handicap inventory e a escala visual analógica, antes e após o tratamento. Observou-se melhoria significativa na autopercepção de loudness e da intensidade do zumbido após 90 dias de tratamento com extrato de Ginkgo biloba EGb 761 e/ou prótese auditiva. Não foi encontrada correlação entre o tempo de início do zumbido e a autopercepção da intensidade e gravidade do zumbido. As próteses auditivas foram mais eficazes em pacientes com menor tempo de início de zumbido e o extrato de Ginkgo biloba foi eficaz, independentemente da duração do zumbido.

Conclusões:

Foi possível comprovar a eficácia do tratamento com a prótese auditiva e/ou extrato de Ginkgo biloba EGb 761, o que demonstra sucesso no controle do zumbido e contribui para a melhoria desse sintoma.

PALAVRAS-CHAVE
Ginkgo biloba ; Prótese auditiva; Perda auditiva; Zumbido

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br