Acessibilidade / Reportar erro

Abordagem combinada para o tratamento de estágios avançados de osteonecrose da mandíbula relacionada a medicamentos Como citar este artigo: Şahin O, Akan E, Tatar B, Ekmekcioğlu C, Ünal N, Odabası O. Combined approach to treatment of advanced stages of medication-related osteonecrosis of the jaw patients. Braz J Otorhinolaryngol. 2022;88:613–20.

Resumo

Introdução:

O aumento da incidência de osteonecrose localizada nos ossos da mandíbula causada pelo uso de bisfosfonatos e a redução da qualidade de vida dos pacientes levaram os pesquisadores a diagnosticar a doença em período inicial e a investigar a modalidade de tratamento eficaz.

Objetivo:

O tratamento de pacientes com osteonecrose da mandíbula relacionada a medicamentos é baseado em protocolos individuais de experiência clínica, uma vez que não há diretrizes de tratamento definitivas. Considerando a falta de consenso sobre a eficácia dos tratamentos de osteonecrose da mandíbula relacionada a medicamentos na literatura, o objetivo deste estudo foi avaliar a técnica cirúrgica descrita no tratamento de estágios avançados nesses pacientes.

Método:

Vinte e um pacientes com osteonecrose da mandíbula relacionada a medicamentos estágio 2-3 foram tratados com cirurgia óssea piezelétrica ultrassônica para remoção de osso necrótico, concentrado de leucócitos e fibrina rica em plaquetas obtido do sangue periférico do paciente e laser Nd: YAG para bioestimulação. O sucesso foi avaliado pela manutenção da cobertura total da mucosa sem sinais de infeçcão residual em um mês (T1), 3 meses (T2), 6 meses (T3) e um ano (T4) após a cirurgia. Regressões logísticas foram usadas para avaliar a associação entre as diferentes variáveis independentes e os resultados do tratamento.

Resultados:

Em dois pacientes no Estágio 3, a cicatrização foi tardia em um mês após a cirurgia. A cicatrização completa da mucosa foi obtida em todos os pacientes no terceiro mês. A análise multivariada demonstrou que diferentes variáveis não se correlacionaram significativamente com o retardo da cicatrização (p > 0,05).

Conclusão:

O protocolo cirúrgico apresentado neste estudo mostra resultados promissores para o manejo cirúrgico de estágios avançados de pacientes com osteonecrose da mandíbula relacionada a medicamentos.

DESTAQUES

  • A remo¸cão do osso necrótico é importante no tratamento de osteonecrose da mandíbula relacionada a medicamentos.

  • O tratamento cirúrgico é mais bem-sucedido do que o tratamento conservador em estágios avançados (estágio 2-3) de osteonecrose da mandíbula relacionada a medicamentos.

  • Tratamentos relativamente menos invasivos e de suporte são recomendados em pacientes com osteonecrose avançada da mandíbula relacionada a medicamentos.

  • O seguimento do paciente, uma boa higiene oral e a motivação do paciente aumentam a taxa de sucesso do tratamento.

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br