Acessibilidade / Reportar erro

Resultados cirúrgicos e audiológicos de próteses ancoradas no osso: comparação de duas técnicas cirúrgicas Como citar este artigo: Amaral MS, Santos FR, Danieli F, Massuda ET, Reis AC, Hyppolito MA. Surgical and audiological results of bone-anchored hearing aids: comparison of two surgical techniques. Braz J Otorhinolaryngol. 2022;88:533-38.

Resumo

Introdução:

As próteses auditivas ancoradas ao osso têm se tornado a opção de tratamento mais viável para indivíduos com perda auditiva condutiva ou mista, incapazes de se beneficiar de aparelhos auditivos convencionais ou cirurgia da orelha média.

Objetivo:

Comparar os resultados cirúrgicos e audiológicos entre as técnicas minimally invasive Ponto surgery e incisão linear com preservação de tecidos moles em usuários de próteses auditivas ancoradas ao osso.

Método:

Foi feito um estudo retrospectivo de janeiro de 2017 a junho de 2018. Foram incluídos no estudo 42 pacientes adultos candidatos para cirurgia de prótese auditiva ancorada ao osso unilateral com o sistema Ponto. Os comprimentos de implante e pilar usados variaram de 3–4 milímetros e de 6–14 milímetros, de acordo com a espessura óssea e subcutânea dos participantes, respectivamente.

Resultados:

Foram feitas 22 cirurgias com uso da técnica minimally invasive Ponto surgery (52,4%) e 20 (47,6%) com incisão linear. A idade média dos indivíduos implantados com técnicas minimally invasive Ponto surgery e incisão linear foi de 42 e 33,3 anos, respectivamente. Dez homens (45,5%) e 14 (70%) mulheres foram implantadas com técnicas minimally invasive Ponto surgery e incisão linear, respectivamente. Não houve diferenças entre os limiares audiométricos em campo livre e as pontuações de reconhecimento de palavras monossilábicas dos sujeitos, quando comparadas as duas técnicas cirúrgicas. A técnica minimally invasive Ponto surgery reduziu significantemente o tempo cirúrgico em comparação com a técnica de incisão linear. Não houve diferenças entre as duas tecnicas cirúrgicas para complicações cutâneas maiores (Holgers 3 e 4), que ocorreram em 18,18% para MIPS e em 25% para incisão linear. Os indivíduos incluídos no grupo da técnica minimally invasive Ponto surgery apresentaram aspecto cosmético superior, sem cicatriz cirúrgica ou sutura adicional.

Conclusão:

Os resultados cirúrgicos e audiológicos foram satisfatórios e não se correlacionaram com a técnica cirúrgica empregada em todos os indivíduos. Quando comparada à incisão linear, a técnica minimally invasive Ponto surgery apresentou tempo cirúrgico reduzido e resultados estéticos superiores no seguimento pós-operatório.

PALAVRAS-CHAVE
Audição; Perda auditiva; Condução óssea; Próteses auditivas ancoradas ao osso

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br